Terça-feira, 6 set 2016 - 11h37
Por Rogério Leite
Quase dois anos após o problemático pouso na superfície do cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko, o pequeno robô Philae foi finalmente localizado pela nave-mãe Rosetta, que também se chocará contra o cometa no final do mês.
Para quem não lembra, a sonda europeia Philae pousou na superfície do cometa 67P/Churyumov–Gerasimenko em 12 de novembro 2014, mas uma falha na aterrissagem fez o artefato ricochetear várias vezes até parar em uma região chamada Abydos.
Três dias após pousar, a bateria primária esgotou e o robô entrou automaticamente em hibernação. Philae acordou somente em julho de 2015, quando o cometa estava mais próximo do Sol, o que permitiu que as baterias se recarregassem e tornasse possível um rápido contato com o orbitador Rosetta. Desde o pouso, os cientistas não tinham ideia precisa onde estava Philae e elegeram diversos lugares para serem fotografados pela nave mãe, até que finalmente conseguiram localizar o robô em uma das cenas. A missão Rosetta deverá ser finalizada em 30 de setembro, quando os cientistas da Agência Espacial Europeia farão a sonda cair propositalmente no cometa, coletando ainda mais dados científicos sobre 67P/Churyumov–Gerasimenko. Veja tudo o que foi publicado sobre a Missão Rosetta e a sonda Philae LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Se pudesse receber de volta a taxa de inscrição, eu pediria demissão da raça humana" - Red Allen - comediante -