Procure no Apolo11
Sexta-feira, 05 set 2008 - 07h36

Sonda Rosetta passará hoje perto do asteróide Steins

A sonda américo-européia Rosetta passará a 800 km do asteróide 2867 Steins, localizado entre as órbitas de Marte e Júpiter, na noite desta sexta-feira. Sua velocidade relativa será de 8,6km/s às 18h58 GMT, segundo a Agência Espacial Européia (ESA).

Continua após a publicidade


O asteróide 2867 Steins mede 4,6 km de comprimento e está a uma órbita distante 353 milhões de quilômetros do sol. Quando estiver em seu percurso, Rosetta terá percorrido aproximadamente 6,5 bilhões de quilômetros, segundo a ESA.

No momento da passagem de Rosseta, a sonda e o asteróide serão iluminados pelo Sol. Uma hora e meia depois de sua passagem mais próxima ao asteróide, os primeiros sinais de rádio chegarão à Terra.

"É um asteróide do tipo E, formado por silicatos, com uma superfície sombria, que nunca foi observado por um aparelho espacial", declarou Gerhard Schwehm, diretor da missão Rosetta na ESA. "Sempre é interessante ver suas diferentes composições, suas formas e seus tamanhos", acrescentou Schwehm.

A passagem da sonda perto do asteróide pode ajudar no conhecimento sobre a formação dos planetas de nosso Sistema Solar.

A sonda Rosseta foi lançada há 4 anos e sua próxima missão será a passagem perto de um outro asteróide, Lutetia, em junho de 2010. E em 2014, Rosseta vai encontrar o cometa 67/P Churyumov-Gerasimenko, distante 675 milhões de quilômetros da Terra.

saiba mais sobre a sonda Rosetta

Arte: Concepção artística mostra a sonda américo-européia Rosetta durante aproximação do asteróide Steins. Crédito: Esa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -