Terça-feira, 15 jan 2008 - 11h22

Sonda Ulysses começa estudar o pólo norte do Sol

A sonda Ulysses começou o estudo do pólo norte do Sol e de seus ventos solares, informou nesta seguna-feira, o Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa.

Ulysses é uma missão conjunta da agência espacial americana e da agência espacial européia e foi lançada em outubro de 1990. A cápsula já se aproximou três vezes dos pólos do Sol e desta vez, a manobra ocorre num momento em que os cientistas captaram as primeiras indicações de um novo ciclo solar.

"Esta é uma maravilhosa oportunidade para estudar o pólo norte do Sol. Trata-se de um momento de transição. É algo que nunca tínhamos feito antes", afirmou Arik Posner, cientista do programa.

Segundo os cientistas os pólos solares tem uma importância crucial no fluxo da atividade solar, que muda a cada 11 anos. "Da mesma forma que os pólos na Terra são essenciais para o estudo da mudança climática, os pólos do Sol são para os estudos dos ciclos solares", acrescentou Ed Stmih, cientista do projeto.

Um dos mistérios que os cientistas esperam resolver é a diferença de temperatura nos pólos. Em ciclos solares anteriores, o pólo norte magnético registrava uma temperatura de mais de 44 mil graus centígrados, 8% menor que a temperatura do pólo sul.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Quem não compreende um olhar, tampouco há de compreender uma longa explicação" - Provérbio Arabe