Procure no Apolo11
Segunda-feira, 25 fev 2008 - 08h57

Sonda Ulysses está congelando, após 17 anos estudando o Sol

A sonda Ulysses está congelando e deve deixar de funcionar em breve, segundo informações divulgadas pela Agência espacial americana, Nasa e a Agência Espacial Européia, ESA.

Continua após a publicidade


A nave foi lançada ao espaço em outubro de 1990 e projetada para uma missão de cinco anos, mas até recentemente ainda transmitia dados relativos ao espaço e às atividades solares, mas ultimamente demostrou sinais de enfraquecimento.

Segundo a Nasa, o combustível de plutônio estava decaindo, diminuindo a capacidade de geração de energia. Isso fez com que os computadores não mais pudessem executar as operações de comunicação, aquecimento e coleta de dados simultaneamente. De acordo com Richard Marsden, cientista ligado à ESA e responsável pelo missão Ulysses, em breve a temperatura interna deverá cair abaixo de dois graus Celsius, fazendo com que as linhas de transmissão de combustíveis fiquem praticamente bloqueadas, impedindo qualquer tentativa de manobra.

A sonda completa uma enorme órbita no Sol e no momento se encontra a uma distância além de Júpiter. Em janeiro, houve uma última tentativa de reanimá-la, quando os engenheiros efetuaram uma manobra de aquecimento, mas a idéia não deu certo.

Durante todos esses anos, a sonda Ulysses foi extremamente importante aos cientistas, fornecendo valiosos dados e imagens tridimensionais do Sol e do Sistema Solar.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -