Segunda-feira, 11 nov 2013 - 10h04
Por Rogério Leite

Sonda europeia GOCE cai minutos após passar pelo Brasil

A sonda europeia GOCE caiu na noite desse domingo próximo das 22h06, em algum ponto entre a Antártida e extremo sul da América do Sul. A reentrada ocorreu minutos após a sonda ter feito um verdadeiro rasante sobre o território brasileiro.

Reentrada da Sonda GOCE
Clique para ampliar

Em comunicado oficial emitido na manhã de segunda-feira, a ESA, a agência espacial europeia, confirmou a reentrada da sonda durante a orbita 27297. Cerca de 60 minutos antes a sonda cruzou o território brasileiro vinda do sudeste em direção noroeste, quando foi vista por diversos observadores.

A sonda entrou em território brasileiro às 20h59 próximo ao litoral de São Paulo e as 21h06 já havia deixado o continente próximo ao Amapá.

Toda a aproximação foi rastreada pelo aplicativo SatView e comentada pelos internautas no site Painel Global.


A ESA ainda não tem elementos para afirmar exatamente onde a sonda reentrou, mas dados fornecidos pelo USSTRATCOM, dos EUA, apontam que a ruptura ocorreu acima das coordenadas 56 S e 60w, instantes após a sonda atingir o continente antártico.

Apesar dessa informação não ser oficial, o fato da estação de rastreio de Troll, na Antártida não ter feito contato com a sonda leva a crer que a ruptura tenha acontecido antes da passagem sobre o continente gelado, apesar de alguns relatos afirmarem que uma bola de fogo foi observada na Argentina no momento que a GOCE deveria por ali passar.


Arte: No topo, caminho percorrido pela sonda antes de se desintegrar entre a Sibéria e a Antártida. Acima, vídeo feito pelo internauta Fabrício Oliveira Carvalho mostra a sonda GOCE durante a passagem sobre Anápolis, GO, minutos antes da ruptura. Créditos: Satview.org, Fabrício Oliveira Carvalho, Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Quem não compreende um olhar, tampouco há de compreender uma longa explicação" - Provérbio Arabe