Quinta-feira, 13 mai 2010 - 10h28

Sonda europeia registra detalhes de cratera marciana

Atualmente, rádios e jornais não param de noticiar sobre as cinzas vulcânicas expelidas de um vulcão na Islândia e que atinge parte da Europa. Apesar de serem comuns na Terra, as cinzas vulcânicas também existem em outras partes do Sistema Solar, principalmente no Planeta Vermelho.

Cratera de impacto em Marte
Clique para ampliar

A imagem mostrada foi feita pela câmera estereográfica de alta resolução, a bordo da sonda europeia Mars Express. A cena retrata parte da região conhecida como Meridiani Planum onde depósitos de material escuro semelhantes a cinzas vulcânicas são facilmente percebidos quando vistos do espaço.

Em primeiro plano destaca-se uma grande cratera de impacto de quase 50 km de largura, coberta pelo material escurecido, predominantemente composto de minerais como olivina e piroxênia. Na Terra, as piroxênias são encontradas em lavas vulcânicas na forma de pequenos cristais misturados na massa vitrificada.

Rodeando a região se encontram pequenos montes feitos de material mais macio. Ao que parece, esse material foi erodido e soprado por ventos de nordeste e agora formam as estrias escuras nos arredores.

Cratera de impacto em Marte
Clique para ampliar

Outra cratera de impacto, de 15 km de largura é vista no canto esquerdo superior. Ela também exibe o mesmo material escuro em sua borda sudoeste e segundo cientistas da ESA, a Agência Espacial Europeia, esse material foi provavelmente soprado da cratera maior.

Meridini Planum é uma planície com 127 km x 63 km. Vista através de um telescópio a região é um pequeno ponto escuro localizado próximo ao equador marciano. O ponto foi escolhido pelos cientistas espaciais para servir como referência do sistema de coordenadas geográficas marcianas, da mesma forma que a cidade de Greenwich, na Inglaterra é usada como referência aqui na Terra.


Fotos: No topo, detalhe de Meridiani Planum com destaque para uma grande cratera de impacto de mais de 50 km de largura. A foto foi registrada pela sonda europeia Mars Express em 1 de setembro de 2005m durante a órbita 2097. Na cena, cada pixel representa 13 metros. Acima, modelo tridimensional mostra a mesma região. Crédito: ESA.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax