Quinta-feira, 24 nov 2005 - 06h14

Sonda japonesa consegue pousar em asteróide

A sonda espacial japonesa Hayabusa (Falcão) conseguiu aterrissar por cerca de 30 minutos no asteróide Itokawa, no domingo passado. Inicialmente, a Agência de Exploração Aeroespacial Japonesa (Jaxa) informou que a manobra havia fracassado.

Não foi possível, entretanto, coletar material do asteróide, como estava previsto. A Jaxa avalia se fará uma segunda manobra de pouso nesta sexta-feira, como já estava programado na missão da Hayabusa.

A sonda, lançada ao espaço em 2003, tem o objetivo de coletar material do asteróide - cuja órbita passa entre a Terra e Marte - e trazê-lo para pesquisas. O Itokawa mede cerca de 630 metros de comprimento e está a aproximadamente 290 milhões de quilômetros de distância da Terra.

A previsão é de que em junho do ano que vem a preciosa carga da Hayabusa, de 100 miligramas de material do asteróide, chegue à Terra num pouso perto da Austrália. Os cientistas japoneses esperam reunir dados sobre a história da formação do sistema solar.


Robô
Uma parte da missão falhou completamente, mas sem comprometer o restante das manobras. Há cerca de dez dias a sonda enviou um pequeno robô, o Minerva, que tinha a função de analisar a composição e a temperatura da superfície do asteróide e enviar dados de segurança para o pouso da Hayabusa.

As imagens enviadas pela sonda mostraram o Minerva - um dispositivo com três câmeras, pesando 600 gramas - se distanciando do asteróide sem tê-lo tocado. A Jaxa anunciou então ter perdido contato com o robô.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy