Procure no Apolo11
Terça-feira, 9 out 2007 - 09h21

Sonda japonesa libera satélite e envia imagens da Lua

Tudo parece funcionar perfeitamente bem com a sonda japonesa Kaguya de exploração lunar e ao que tudo indica, em breve deveremos ter os primeiros dados científicos coletados pelas sondas.

A missão Kaguya, também chamada de Selene, é composta de um satélite principal e mais dois satélites de apoio. Um deles deverá fazer uma parte do sensoriamento remoto lunar enquanto o outro fará medidas do campo magnético e gravitacional, além de servir de retransmissor de sinais entre o complexo orbital e a Terra.

Para felicidade geral dos cientistas do projeto, na noite de ontem, 08/10, a agência espacial japonesa, JAXA, confirmou a separação de um dos satélites secundários, o Rstar, que inicialmente deverá desempenhar as funções de repetidor de sinais. A separação ocorreu conforme planejado, às 21h36 pelo horário de Brasília e segundo as autoridades nipônicas os sistemas estão funcionando corretamente.

Continua após a publicidade


Além de desempenhar as funções de comunicação entre o conjunto de satélites, o Rstar será o primeiro equipamento a efetuar medições do lado oculto da Lua, além de coletar dados altamente precisos da gravidade lunar. Para isso o Rstar contará com a ajuda do segundo satélite - VRAD - ainda preso ao corpo do satélite principal e que carrega a bordo o instrumento VLBI, de interferometria de longa distância.

Se tudo ocorrer como planejado, o VRAD deverá se separar do corpo de Kaguya no próximo dia 12.

Fotos: A primeira cena mostra o limbo lunar, próximo a 80 graus de latitude norte, visto através de câmera on-board usada para monitoramento da da antena de alto ganho, vista na foto em primeiro plano. No momento da cena Kaguya estava a apenas 800 km da superfície lunar. A segunda cena foi feita de uma distância de 1200 km da superfície.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -