Procure no Apolo11
Quinta-feira, 26 mai 2005 - 13h34

Sonda mostra estrutura complexa de anel de Saturno

A sonda Cassini, que se encontra em órbita de Saturno, o segundo maior planeta do Sistema Solar, enviou à Terra informações que estão permitindo aos cientistas analisar as formações, inclusive do anel B, que confundiu missões anteriores.

Segundo a Nasa, a agência espacial norte-americana, do ponto de vista da estrutura, o anel B parece ser muito diferente dos vizinhos A e C.

Os anéis de Saturno são estruturas complexas e gigantescas - tão grandes que não caberiam na distância entre a Terra e a Lua. Os sete anéis principais receberam seus nomes à medida que foram descobertos. A partir do planeta, são: D, C, B, A, F, G e E.

No primeiro de uma série de experimentos, a Cassini mapeou por meio de ondas de rádio a estrutura dos anéis de modo inédito.

Continua após a publicidade


“Eles aparentemente contêm partículas de tamanhos muito diferentes, as maiores chegando a muitos metros de diâmetro”, disse Essam Marouf, da Universidade do Estado de San Jose, Estados Unidos, um dos pesquisadores responsáveis pela análise dos sinais enviados pela sonda.

Segundo Marouf, as menores partículas, com cerca de 5 centímetros de diâmetro, são raras no anel B e no interior do anel A. Em compensação, são abundantes no anel C e no exterior do anel A.

Materiais diferentes
Com os dados enviados pela Cassini, os cientistas verificaram que o anel B é formado por diversos anéis de materiais diferentes. Seu centro, com cerca de 5 mil quilômetros, é quase quatro vezes mais denso do que o do anel A e mais de 20 vezes o do anel C.

A Cassini também detectou mais de 40 formações, chamadas de “ondas de densidade”, no anel A, a maioria em sua região exterior. Os pesquisadores acreditam que a observação dessas ondas permitirá entender melhor a densidade da superfície do anel, bem como sua espessura e outras propriedades físicas.

“O anel A tem uma maravilhosa faixa de ondas, provocada por interações gravitacionais com luas próximas. Há também uma grande onda de densidade no anel B. Algumas dessas formações foram observadas pela Voyager, mas não com tamanha quantidade ou clareza”, disse Marouf em comunicado da Nasa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -