Quinta-feira, 7 jul 2011 - 09h03

Sonda registra nascer do Sol no interior de cratera lunar

Sem dúvida, uma das primeiras coisas que fazemos quando compramos nosso primeiro telescópio é observar a Lua. E o principal alvo é a cratera Tycho. É uma visão impressionante e reveladora, mas uma observação mais detalhada pode mostrar cenas ainda mais interessantes, como essa obtida pela sonda lunar LRO.

Detalhe da cratera Tycho vista pela sonda LRO
Clique para ampliar

A imagem foi obtida no dia 10 de junho de 2011 e mostra um complexo de montanhas localizado no interior da cratera Tycho, em sua região central.

Devido aos raios oblíquos do nascer do Sol, as sombras das montanhas se estendem por vários quilômetros dentro da cratera e contribuem ainda mais para o efeito dramático da cena.

Para ter uma ideia, a largura da montanha vista nesta imagem é de cerca de 9 quilômetros e seu pico eleva-se a mais de 2 mil metros de altitude desde a base de Tycho.


Cratera
Localizada no planalto sul lunar, Tycho é uma cratera de impacto com 86 quilômetros de largura e 4.8 quilômetros de profundidade.

Cratera Tycho vista pela sonda LRO
Clique para ampliar

Vista da Terra, a cratera é bastante clara e rodeada de inúmeros raios produzidos pela intensa ejeção de material do solo lunar que ocorreu após sua formação.

Baseado em fragmentos coletados pela missão Apollo 17 em dezembro de 1972, estima-se que Tycho tenha 106 milhões de anos de idade, o que sugere que o impactador seja membro da família de asteroides Baptistina. Como a composição do asteroide ainda é desconhecida, essa possibilidade ainda não pode ser comprovada. No entanto, estudos indicam que existem 70% de possibilidades da cratera ter sido criada pelo mesmo fragmento que deu origem ao asteroide 298 Baptistina, uma grande rocha da mesma família do asteroide responsável pela formação da cratera de Chicxulub, que há 65 milhões de anos supostamente causou a extinção dos dinossauros na Terra.

Mapa da Lua. Observe e saiba o que está vendo!



Fotos: Duas cenas da cratera Tycho registradas pela sonda LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter), da Nasa. No topo, sombras produzidas pelos raios solares no interior da cratera. Na sequência, a cratera Tycho, com 86 km de largura. Créditos: Nasa/LRO/Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Ler é entrar num continente que já foi percorrido por uma quantidade de pessoas antes, mas que continua virgem, de uma certa maneira" - José Saramago