Terça-feira, 08 abr 2008 - 21h08

Soyuz parte rumo à ISS e leva a primeira astronauta sul-coreana

A nave Soyuz TMA-12 foi lançada com sucesso hoje pela Rússia, rumo à Estação Espacial Internacional, ISS. Estão a bordo três tripulantes, entre eles a primeira astronauta sul-coreana, Yi Sob-yeon.

O lançamento aconteceu às 15h16 hora de Moscou com a ajuda do foguete portador Soyuz FG, direto da base de Baikonur, no Cazaquistão. A previsão é que a nave chegue à ISS na próxima quinta-feira, dia 10.

Além da astronauta sul-coreana, os cosmonautas russos Oleg Kononenko e Serguei Volkov, substituirão seu compatriota Yuri Malenchenko e a colega americana Peggy Whitson na nova tripulação permanente, a 17ª expedição à plataforma orbital.

O astronauta americano Garrett Reisman, que chegou à ISS no dia 13 de março a bordo da nave Endeavour, também fará parte da 17ª missão até junho, quando voltará à Terra. Já a sul-coreana, Yi Sob-yeon, voltará à Terra no dia 19 de abril, a borod da Soyuz TMA-11, que levará de volta a tripulação permanente da 16ª missão.

A astronauta realizará uma série de experimentos biológicos, geofísicos, científicos e médicos, e fará contatos ao vivo com estudantes sul-coreanos. Estão no planejamento, estudos dos principais indicadores da atividade cardíaca e a circulação do sangue, assim como as funções fisiológicas do homem durante o sono em um vôo espacial prolongado.

Outras pesquisas serão feitas referente aos efeitos da microgravidade e da radiação espacial nas células e micróbios, além de um estudo do possível uso de proteínas como vacina para o vírus HIV.

Nesta nova missão permanente, a ISS receberá duas naves americanas, três naves de carga russas e deverá realizar diversas caminhadas espaciais.

  • Rastreie em tempo real a Estação Espacial!

  • LEIA MAIS NOTÍCIAS
    Base de Dados Completa

    Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
    Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
    Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














    Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

    Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

    "Quem não compreende um olhar, tampouco há de compreender uma longa explicação" - Provérbio Arabe