Segunda-feira, 28 mai 2018 - 09h40
Por Rogério Leite
Sprites vermelhos são registrados sobre o estado de Oklahoma, EUA
Embora o registro dos sprites tenha aumentado significativamente nos últimos anos, não se pode deixar de constatar que a qualidade das imagens tenha progredido significativamente. Prova disso é esta cena, registrada sobre o estado de Oklahoma, nos EUA.
![]() Sprite registrado pelo astrofotógrafo Paul Smith, sobre o eEstado de Oklahoma, EUA>
Smith afirma que esse é o seu melhor registro até agora e foi representado por apenas um fotograma de 20 milissegundos de exposição, separado de um filme de mais de 15 minutos, feito à beira de uma estrada.
Atualmente, devido à grande quantidade de câmeras de alta sensibilidade e maior interesse em sua observação, o registro dos sprites tem ocorrido com maior frequência, mas ainda os cientistas ainda não conseguiram decifrar como eles se formam exatamente. Devido a altura em que ocorrem, os sprites são um verdadeiro fenômeno meteorológico espacial. De coloração avermelhada, também são chamados de Sprites Vermelhos (Red Sprites). Os Sprites se desenvolvem na alta atmosfera, a cerca de 80 km e altitude e crescem em todos os sentidos, inicialmente para baixo e em seguida para cima. O processo tem início quando um poderoso raio descarrega a energia do topo das nuvens próximas à superfície da Terra em direção à ionosfera, resultando no sprite (faísca, em inglês). O fenômeno é extremamente rápido e não leva mais de 20 milissegundos. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Uma ilusão é tanto mais perigosa quanto mais verdade ela contém" - Henri Amiel -