Procure no Apolo11
Quinta-feira, 25 ago 2011 - 16h32

Stereo capta interação de ejeção solar e cauda do cometa Elenin

No dia 19 de agosto, a sonda espacial Stereo-B, que observa o Sol durante 24 horas, registrou um interessante evento: a interação da coma gasosa do cometa Elenin e uma ejeção de massa coronal proveniente do Sol.

No vídeo, a dinâmica dos eventos pode ser facilmente observada na forma de uma forte oscilação da longa cauda cometária, que parece se contorcer sob a influência de uma poderosa rajada do vento solar.

Apesar de estar rumando em direção ao periélio no dia 10 de setembro, o brilho de C/2010 X1 Elenin continua diminuindo, depois de um pequeno aumento de intensidade verificado em agosto. Observadores amadores calculam que Elenin aparenta magnitude entre 9 e 10, bem inferior ao valor calculado de 6.5 que deveria apresentar nessa época do ano.

Continua após a publicidade


As últimas estimativas mostram que o núcleo do cometa tem cerca de 2.5 km de diâmetro, com uma coma de 4 minutos angulares, o equivalente a 213 mil km. Devido à aproximação do Sol e consequente sublimação de material, a cauda de Elenin atinge 3 milhões de quilômetros.

No entender do astrônomo amador Michael Mattiazzo, que observa cometas desde 1986, o enfraquecimento do brilho de Elenin associado à longa cauda observada pode indicar que o cometa esteja vaporizando muito rapidamente à medida que se aproxima do Sol. Se a suposição estiver correta, Elenin poderá não resistir ao periélio (máxima aproximação com o Sol) e se desintegrar.

Saiba tudo sobre o cometa Elenin

Saiba onde está o cometa Elenin no céu de sua cidade


Vídeo: Forte ejeção de massa coronal deforma e serpenteia a cauda do cometa Elenin, C/2010 X1. Cédito: Leonid Elenin, Youtube, Apolo11.com

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -