Procure no Apolo11
Quarta-feira, 15 set 2010 - 06h37

Suposta bola de fogo no Rio de Janeiro não passa de um avião

Na tarde de terça-feira, um objeto luminoso bastante pronunciado chamou a atenção dos moradores que passavam por alguns bairros do Rio de Janeiro. Devido à coloração alaranjada e por estar em movimento, o suposto bólido foi imediatamente chamado de "Bola de Fogo", e teria sido provocado por um meteoro na atmosfera ou pelos restos de um satélite desgovernado.

Na realidade, o suposto objeto não identificado não passava de um avião em grande altitude, com a tradicional trilha de condensação iluminada pelos raios de Sol, bem baixo no horizonte.

Continua após a publicidade


Apesar do vídeo divulgado pela Rede Globo não mostrar detalhes, a trilha de condensação é normalmente formada por duas esteiras próximas, somente perceptível se o ângulo de observação for próximo à perpendicular do objeto. Imagens feitas em ângulos laterais mais baixos, como neste caso, induzem ao observador a achar que se trata de uma única esteira, quando na verdade são duas.


Fotos: A primeira imagem mostra a trilha de condensação deixada por uma avião logo após o pôr-do-Sol, na cidade de sacramento, Califórnia. Na segunda imagem, devido ao menor ângulo da observação é possível ver claramente as duas esteiras de condensação. Créditos: www.dl-digital.com/Dick Locke / www.iozzi.net/Iozzi/G1.Globo.com via Embed Code.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -