Sexta-feira, 26 set 2008 - 10h30

Taiconautas se preparam para passeio espacial de sábado

Com mais de 25 voltas completadas ao redor da Terra, os três taiconautas (astronautas chineses) enviados ao espaço na manhã de quinta-feira (25/set) se preparam agora para o mais importante objetivo da missão Shenzhou 7. Se tudo correr conforme o previsto, a China fará neste sábado seu primeiro passeio espacial, sendo o terceiro país a deter essa capacidade.

Tripulante Shenzhou 7

De acordo com o Centro de Comando Espacial de Pequim, os tripulantes Zhai Zhigang e Liu Boming já tomaram seus assentos no interior do Módulo Orbital, enquanto Jing Haipeng permanece em seu posto no interior do Módulo de Re-entrada, monitorando todas as funções vitais dos equipamentos.

Durante todo o tempo, Zhigang e Boming cuidaram dos preparativos da missão extraveicular, montando e checando os trajes espaciais que serão usados na missão.

Para a saída da cápsula Liu Boming usará o traje "Feitian", que significa "voando no céu". Pesando 120 quilos e composto de 10 camadas isolantes, pode manter o taiconauta no espaço por até 15 horas. Seu preço é orçado em 4 milhões de dólares.

O outro traje, que será usado por Zhai Zhigang é do tipo Orlan, fabricado por uma empresa russa que também forneceu dois trajes de baixa pressão para treinos, quatro para treinamento subaquático e quatro para ser usado durante as operações de acoplamento.


Horários
O Centro de Controle da missão informou que o passeio espacial terá início às 16h30 de sábado (05h30 pelo horário de Brasília). Cálculos de rastreio mostram que neste momento a espaçonave estará sobre o oceano Atlântico, a sudoeste da África e 30 minutos depois, sobre Pequim. A atividade deverá durar 1 hora.

Após 68 horas a nave chinesa aterrisará sobre o norte da Mongólia.

Parâmetros
A Shenzhou 7 orbita a Terra a 339 km de altitude e está cruzando o território brasileiro no período da manhã, o que exclui observação direta no Brasil. Observadores situados no Uruguai poderão ver a nave às 05h15 da manhã de sábado, cruzando o céu de oeste para leste.

Atividades
Entre os experimentos programados está o lançamento manual de um pequeno satélite de monitoramento, dotado de uma câmera estereográfica similar à da sonda lunar chinesa Chang'e 1, que fará imagens dos módulos e dos taiconautas.

A Shenzhou 7 está equipada com apenas dois painéis solares. Os outros dois, normalmente fixados ao módulo orbital foram retirados para não atrapalhar as atividades no espaço.

Para rastrear a Shenzhou 7 e saber sua posição atual clique aqui


Fotos: No topo, o taiconauta Liu Boming prepara o traje espacial que será usado na atividade extraveicular (EVA). Crédito: Xinhua/Zha Chunming. Acima, vídeo mostra o lançamento da Shenzhou 7, acompanhado do Centro de Controle de Jiuquan. Crédito: Youtube.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Ler é entrar num continente que já foi percorrido por uma quantidade de pessoas antes, mas que continua virgem, de uma certa maneira" - José Saramago