Sexta-feira, 26 set 2008 - 10h30
Com mais de 25 voltas completadas ao redor da Terra, os três taiconautas (astronautas chineses) enviados ao espaço na manhã de quinta-feira (25/set) se preparam agora para o mais importante objetivo da missão Shenzhou 7. Se tudo correr conforme o previsto, a China fará neste sábado seu primeiro passeio espacial, sendo o terceiro país a deter essa capacidade.
De acordo com o Centro de Comando Espacial de Pequim, os tripulantes Zhai Zhigang e Liu Boming já tomaram seus assentos no interior do Módulo Orbital, enquanto Jing Haipeng permanece em seu posto no interior do Módulo de Re-entrada, monitorando todas as funções vitais dos equipamentos. Durante todo o tempo, Zhigang e Boming cuidaram dos preparativos da missão extraveicular, montando e checando os trajes espaciais que serão usados na missão.
Para a saída da cápsula Liu Boming usará o traje "Feitian", que significa "voando no céu". Pesando 120 quilos e composto de 10 camadas isolantes, pode manter o taiconauta no espaço por até 15 horas. Seu preço é orçado em 4 milhões de dólares. O outro traje, que será usado por Zhai Zhigang é do tipo Orlan, fabricado por uma empresa russa que também forneceu dois trajes de baixa pressão para treinos, quatro para treinamento subaquático e quatro para ser usado durante as operações de acoplamento.
Após 68 horas a nave chinesa aterrisará sobre o norte da Mongólia.
A Shenzhou 7 está equipada com apenas dois painéis solares. Os outros dois, normalmente fixados ao módulo orbital foram retirados para não atrapalhar as atividades no espaço. Para rastrear a Shenzhou 7 e saber sua posição atual clique aqui
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O homem é um deus quando sonha e um indigente quando pensa" - Friedrich Holderlin -