Segunda-feira, 13 out 2008 - 10h54
A viagem do turista espacial Richard Allen Garriot, que embarcou rumo à Estação Espacial Internacional no último domingo, 12/out, poderia ser considerada como mais uma viagem excêntrica, bancada por alguém que tem muito dinheiro e não sabe mais como gastar. No entanto, Garriot parece ter o gene espacial na veia e também pretende fazer seus experimentos no espaço.
Richard Garriot, também conhecido como Lord British, nasceu filho de cientista. Seu pai, Owen Kay Garriot, é uma lenda no programa espacial americano e fez parte, em 1973, da terceira missão do laboratório espacial Skylab, onde bateu o recorde de permanência do espaço para a época, ficando em órbita por 60 dias. Em 1983 o astronauta realizou outra série de experimentos, desta vez a bordo do laboratório Spacelab-1, onde orbitou por 10 dias. Garriot deverá desembarcar na ISS na terça-feira, realizando um antigo sonho de adolescente. A exemplo de pai, quando jovem Richard também gostava de ciências e matemática, o que o tornou um exímio programador de jogos de computador, seguimento que o fez milionário na poderosa indústria de games.
A quantidade de jogos que tem a participação de Garriot é extensa. Leitores mais velhos certamente lembrarão de "Akalabeth: World of Doom", que rodava nos computadores Apple II. Neste jogo Garriot atua como projetista e assina os créditos como Lord British. 26 anos depois, em novembro de 2007, assina como General British a produção executiva do game Tabula Rasa.
Durante as comunicações fará uso do seu poderoso software "Windows on Earth" (Janelas na Terra), que permite a interatividade entre os usuários na Terra e as câmeras a bordo da ISS. A proposta do software é revolucionária e pretende que através da internet os interessados possam fotografar as regiões por onde a ISS está passando e também programar fotos por onde passará. Richard também fará imagens da Terra do mesmo ângulo que seu pai fez em 1973. Quando desembarcar, pretende fazer uma exposição comparativa das mudanças ambientais e climáticas sofridas pela Terra nos últimos 35 anos.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"As composições de Bach são desprovidas de beleza, harmonia e claridade melódica" - Johann Adolf Scheibre - crítico musical em 1773 -