Procure no Apolo11
Terça-feira, 12 jan 2010 - 12h49

Técnicos iniciam preparativos para lançamento da Endeavour

Técnicos da Nasa já começaram a revisão dos procedimentos de voo da nave Endeavour sobre a plataforma de lançamento 39A no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. O trabalho das primeiras checagens deve se prolongar até a quinta-feira (14).

STS-130: plataforma com gelo

Na semana passada, uma mangueira de alta pressão falhou durante um teste de pré-lançamento. Os engenheiros devem dar um parecer esta semana sobre o problema, e dizer se isso poderá alterar a data do lançamento do ônibus espacial Endeavour, marcado para 7 de fevereiro, às 4h39 EST.

As baixas temperaturas fizeram até a água congelar sobre as grades da plataforma de lançamento 39A.

Continua após a publicidade


No Centro Espacial Johnson, em Houston, os seis astronautas da missão STS-130 também realizam um encontro para os preparativos do voo.

O comandante George Zamka lidera a missão STS-130 à Estação Espacial Internacional (ISS). Também fazem parte do voo o piloto Terry Virts e os astronautas Nicholas Patrick, Robert Behnken, Stephen Robinson e Kathryn Hire. Virts fará sua primeira viagem ao espaço.

A missão da Endeavour levará mais um módulo à ISS e as sete janelas que farão parte da nova cúpula que a plataforma orbital vai ganhar. Durante a missão estão previstas três caminhadas espaciais.


Foto: Imagem feita pela Nasa mostra grande quantidade de gelo que se formou sobre uma das grades da plataforma de lançamento 39-A, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Crédito: Nasa.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -