Sexta-feira, 13 dez 2013 - 09h44
Por Rogério Leite
Tecnologia Espacial: Tudo pronto para a China pousar na Lua
Atualização - 15/dez/2013 - 10h35Chang'e 3 mostra jipe-robô caminhando na Lua
Após pousar com segurança na superfície lunar, a Chang´e 3 completou com sucesso a segunda etapa de sua missão e baixou o jipe-robô Yutu até o solo através de uma plataforma móvel. As cenas foram mostradas em tempo real e comprovou o sucesso da operação espacial.
Esta é a primeira imagem feita da superfície da Lua pela sonda chinesa Chag´e 3. Também é a primeira foto da história feita da Lua utilizando tecnologia CMOS. ![]() Clique para ampliar O Apolo11 transmitiu ao vivo toda a operação, que contou com a participação do astrônomo amador Carlos Apodman Bella e do diretor do Apolo11.com, Rogério Leite, que comentaram os momentos decisivos da missão. O vídeo pode ser visto abaixo. Pela primeira vez no século 21 um artefato fabricado pelo Homem pousou na Lua, quebrando um jejum de 37 anos desde que a sonda russa Luna 24 ali pousou em 1976. O pouso foi suave e impecável, rivalizando em emoção com a época e ouro das missões Apollo. ![]() Clique para ampliar Tudo correu perfeitamente bem e a sonda chinesa já está na Lua. Toda a operação foi transmitida ao vivo através de modelagem telemétrica e algumas imagens do solo lunar também foram enviadas pela câmera de pouso do módulo.
![]() Clique para ampliar Se tudo correr como o planejado, o módulo lunar Chang'e 3 deverá pousar na superfície da Lua na tarde deste sábado, dando início à missão robótica chinesa em nosso satélite. Esse será o primeiro pouso na Lua desde a sonda russa Luna 24, em 1976. ![]() Clique para ampliar O pouso do módulo lunar Chang'e 3 ocorrerá entre
Próximo ao alvo, retrofoguetes de empuxo variável aplicarão entre 1500 e 7500 newtons durante 750 segundos, até que a nave atinja a altitude de 100 metros acima da superfície. Neste momento o sistema de navegação calculará o melhor ponto para a alunissagem e quando o artefato estiver a 4 metros de altitude os motores serão automaticamente cortados, permitindo que a Chang'e 3 caia suavemente no regolito lunar. Seis horas após o pouso, as
Outro experimento pioneiro será a observação da ionosfera terrestre no comprimento de onda de 30.4 nanômetros, na região do ultravioleta. O objetivo será monitorar os efeitos do clima espacial, atividade solar, campo magnético terrestre e choque de partículas carregadas contra a ionosfera da Terra. O jipe também fará experimentos inéditos. Um deles será a observação do solo lunar a uma profundidade superior a 30 metros através de um radar de última geração.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Uma ilusão é tanto mais perigosa quanto mais verdade ela contém" - Henri Amiel -