Procure no Apolo11
Segunda-feira, 26 dez 2005 - 06h31

Telescópio Hubble descobre mais 2 anéis em Urano

Astrônomos da Nasa descobriram que o planeta Urano, o sétimo do Sistema Solar, tem dois anéis além dos 11 conhecidos há cerca de 20 anos. Os pesquisadores usaram imagens do telescópio espacial Hubble em suas pesquisas.

Mark Showalter, do Instituto Seti em Mountain View, Califórnia, fez a descoberta e explicou em artigo na Science, nesta sexta-feira, que o 12.º e 13.º anéis ficam distantes dos demais e são mais amplos. Estão situados entre as órbitas das duas maiores luas de Urano.

Eles são trilhas tênues de partículas, menos visíveis do que o restante dos anéis, que ficam muito próximos uns dos outros. Por causa disso, acreditam os astrônomos, não foram percebidos nas imagens que a sonda Voyager 2 enviou em sua passagem pelo planeta em 1986. A sonda revelou dois anéis próximos aos 9 conhecidos até então.

Para Showalter, o anel externo deve ser formado por partículas da lua Mab, descoberta em 2003. Processos de erosão lançam poeira e pequenas rochas ao espaço, que acabam na órbita do planeta.

Continua após a publicidade


Urano tem quatro vezes o tamanho da Terra e nada menos que 14 luas estão em sua órbita. Estudos feitos em 1994 mostraram que estas luas têm trajetórias caóticas e que, em alguns milhões de anos, algumas delas devem acabar se chocando.


  • Notícias em Destaque - Clique aqui
  • LEIA MAIS NOTÍCIAS
    Base de Dados Completa

    Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
    Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
    Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




    Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

    Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

    "A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -