Procure no Apolo11
Terça-feira, 28 jun 2005 - 06h59

Telescópio britânico ganha lente capaz de captar luz de quasares

Com uma profundidade de campo sem precedentes e com o poder de vasculhar, de uma única vez, uma área no céu do tamanho de uma lua cheia, a nova lente angular do Telescópio Britânico para o Infravermelho (Ukirt) pode tornar-se uma ferramenta importante para os astrônomos nos próximos meses.

As primeiras imagens feitas com o equipamento, na sexta-feira (24/6), atestaram o seu poder. A lente - montada em Edimburgo, na Escócia, mas instalada em um telescópio no Havaí - é 20 vezes mais potente do que as de hoje.

Por funcionar dentro do espectro do infravermelho ela tem condições de captar a luz de objetos distantes, como os quasares, que não são identificados pelas lentes normais, por causa da expansão do Universo. Esse processo impede que a luz chegue a um observador na Terra dentro do comprimento de onda do visível.

A foto acima mostra a galáxia Whirlpool vista pela lente 20 vezes mais potente.

Continua após a publicidade


Galáxias e trevas
Devido aos primeiros resultados obtidos a partir do Oceano Pacífico, os pesquisadores acreditam que vasculhar o céu com o novo equipamento - e inclusive as galáxias mais próximas - será um passo decisivo para novas descobertas astronômicas.

Uma das expectativas é a obtenção de mais detalhes sobre o fim da era das trevas do Universo. Passados 750 milhões do Big Bang, acreditam os astrônomos, as primeiras galáxias e os quasares começaram a brilhar.

Outra missão que faz parte do projeto que engloba a nova lente é a descoberta de sistemas solares vizinhos ao da Terra.

Os dados gerados pelo novo equipamento poderão ser usados por pesquisadores de todo o mundo. O trabalho de processar as imagens, entretanto, será restrito a um grupo de cem pessoas, que serão, praticamente, os mapeadores do universo.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Diplomacia é lembrar o aniversário de uma mulher e esquecer a sua idade" - Kennet Keating -