Quinta-feira, 13 abr 2017 - 10h04
Por Rogério Leite

Telescópio espacial Hubble registra auroras no planeta Urano

Urano é o sétimo planeta do Sistema Solar e a exemplo de seus companheiros de jornada, com exceção de Mercúrio, também produz belas auroras. Além disso, as cenas divulgadas revelam o fascinante conjunto de anéis deste belo planeta gasoso, praticamente inexplorado.

Auroras polares em Urano, registradas pela sonda Voyager 2 e telescópio Espacial Hubble
Auroras polares em Urano, registradas pela sonda Voyager 2 e telescópio Espacial Hubble.


As cenas, divulgadas pela NASA, são uma composição de registros feitos pela nave interplanetária Voyager 2 em 1986 e uma série de frames de ultravioleta capturados pelo instrumento STIS (Space Telescope Imaging Spectrograph) a bordo do telescópio espacial Hubble, entre 2012 e 2014.

As imagens do Hubble foram feitas a pedido do Observatório de Paris, com o objetivo de estudar as auroras formadas em Urano após uma série de ondas de choques interplanetários provocados por duas poderosas rajadas de ventos solares que atingiram diretamente o planeta.

Como normalmente as auroras se formam sobre as regiões polares, a primeira surpresa foi a redescoberta do polo planetário de Urano, que desde sua descoberta pela Voyager em 1986 esteve "perdido" devido à ausência de referências.

Além disso, é possível observar o magnífico conjunto de anéis girando ao redor do equador de Urano, praticamente deitado em 90 graus em relação ao plano da orbita.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Se os outros desistem da aposta todas as vezes que em que você tem uma boa mão, é porque está escondendo o jogo" - Curtis Jonhson