Terça-feira, 7 mar 2006 - 06h10
Telescópio mostra onda de choque entre colisão de galáxias
Observações recentes feitas pelo Telescópio Espacial Spitzer, da Nasa, revelam a presença de uma onda de choque, ou "estrondo sônico", no meio do Quinteto de Stephan, um grupo de galáxias que é palco de um gigantesco cataclismo.
![]() A descoberta, feita por uma equipe internacional de cientistas, oferece uma visão do que poderia ter ocorrido no início do Universo, quando enormes fusões e colisões de galáxias eram comuns. A pesquisa será publicada no Astrophysical Journal. Durante décadas, astrônomos souberam que as galáxias do Quinteto, localizado a cerca de 300 milhões de anos-luz da Terra, têm uma distribuição irregular na luz visível emitida pelas estrelas, indicando colisões no passado e no presente.
Mais recentemente, observando a galáxia em comprimentos de onda diferentes da luz visível - como rádio e raios-X - pesquisadores descobriram grandes quantidades de gás e poeira no espaço entre as galáxias. A análise mais recente, realizada com o Telescópio Espacial Spitzer, revelou que uma das galáxias, chamada NGC7318b, não só está caindo em alta velocidade na direção das demais, como vem gerando uma enorme onda de choque no processo. Essa onda é maior que a Via-Láctea, e se propaga no gás entre as galáxias. Foto: Destacada em verde, a onda de choque antecede colisão entre as galáxias, mostradas em vermelho.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax -