Procure no Apolo11
Terça-feira, 03 fev 2009 - 13h02

Telescópio no Chile será modernizado com participação do Brasil

O observatório Soar, em Cerro Pachón, no Chile, está preste a receber novidades. No total, seis novos instrumentos vão entrar em operação no segundo semestre deste ano.

Continua após a publicidade


Um dos contratos, feito com a Universidade de Liverpool, permitiu a compra de um conjunto de fibras óticas especiais que permitem, por exemplo, analisar simultaneamente 1300 pontos diferentes de uma mesma gálaixa.

Bruno Castilho, pesquisador do Laboratório Nacional de Astrofísica (LNA) é um dos responsáveis pelo desenvolvimento da rede de fibras ópticas. E aí entra o Brasil, como investidor majoritário na construção do observatório, com recursos eederais e do Estado de São Paulo.

Os outros parceiros são americanos: o Observatório Nacional de Astronomia Óptica, a Universidade da Carolina do Norte e a Universidade Estadual de Michigan.

O trabalho de desenolvimento das fibras óticas foram realizados em Minas Geriais, em um espectrógrafo que será instalado no observatório já no próximo semestre.

Com a chegada do novo equipamento alimentado pelas 1300 fibras ópticas, o telescópio SOAR contará com seis aparelhos deste tipo. O astrônomos poderão então escolher qual espectrógrafo usar em cada momento, dependendo do tipo de pesquisa realizadas. Segundo Castilho, pelo menos 50 cientistas estão envolvidos diretamente na construção dos equipamentos.

O observatório SOAR fica a 2701 metros de altitude no meio dos Andes chilenos, no norte do país. Toda a construção tem 700 metros quadrados e uma cúpula de 20 metros de altura.

O telescópio foi inaugurado em 2004 e com o passar dos anos tem dedicado mais tempo à observação científica do que a trabalhos de ajuste. Hoje, o observatório desfruta em média 300 noites de observação astronômica por ano. Nos outros dias são feitas manutenções, como o ajuste dos espectrógrafos.

Foto: Cúpula do Telescópio SOAR, nos Andes chilenos. Crédito: SOAR

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -