Sábado, 20 out 2007 - 07h37
Dados meteorológicos recebidos na manhã deste sábado mostram que a tempestade tropical Kiko, em atividade na costa oeste norte-americana, continua ganhando força e segundo os mais recentes modelos de previsão numérica deve atingir o status de furacão categoria 1 na escala Saffir-Simpson durante as próximas 24 horas.
Avisos de tempestade permanecem em efeito para a costa mexicana desde Manzanillo até Cabo Corrientes, no extremo da Baixa Califórnia. Autoridades daquele país alertam a todos os que têm interesse naquela região a monitorarem de perto o progresso da tempestade Imagens de satélite recebidas no período da manhã mostram que Kiko é um sistema ainda desorganizado, centrado sobre as coordenadas 17.7 N e 106.1 W, aproximadamente a 240 km a sudoeste de Manzanillo e 700 km do cabo São Lucas, ambos na costa pacífica do México.
A tempestade se move em sentido norte-noroeste a 7 km/h e deve continuar assim pelas próximas 24 horas, com o centro da tormenta permanecendo em alto-mar e movendo-se paralelo à costa mexicana.
Os ventos máximos sustentados pela tempestade eram de 95 km/h, com rajadas ultrapassando 120 km/h. Espera-se para as próximas horas um fortalecimento do sistema, elevando Kiko ao status de furacão categoria 1 na escala saffir-Simpson, que vai até 5. Ventos com intensidade de tempestade tropical estão sendo registrados a mais de 110 quilômetros desde o centro da tormenta e de acordo com dados coletados por um avião caça-furacões, a pressão barométrica é da ordem de 99.6 kPa. Estimativas do Centro Nacional de Furacões, nos EUA, mostram que Kiko deve produzir pesadas chuvas na região oeste do México. O nível de precipitação esperado ultrapassa 100 milímetros, capaz de provocar inundações-relâmpago e possíveis deslizamentos de terra nas áreas mais elevadas. Artes: No topo, imagem de satélite da tempestade kiko, recebida na manhã deste sábado, 20 de outubri de 2007. Acima, modelo de previsão indicando o provável caminho a ser seguido nos próximos cinco dias. saiba mais: LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"As composições de Bach são desprovidas de beleza, harmonia e claridade melódica" - Johann Adolf Scheibre - crítico musical em 1773 -