Terça-feira, 15 ago 2006 - 06h21

Tempestade Wukong se fortalece e avança sobre o Japão

Mais uma tempestade se formou nas últimas 24 horas na agitada temporada de tufões do Pacífico Ocidental e já preocupa as autoridades japonesas.

De acordo com o JTWC, Centro Conjunto de Alertas de Tufões, a nova tempestade, batizada de Wukong, deve se intensificar nas próximas horas e se transformar em mais um tufão sobre as águas quentas do Pacífico.

Segundo modelos numéricos de previsão (abaixo), gerados nos supercomputadores do JTWC, Wukong se localiza sobre as coordenadas 29.0 N e 138.1 E, aproximadamente a 790 km a este-sudeste de Sasebo, no Japão. A tormenta se desloca em direção norte-noroeste a 14 km/h e sustenta ventos de 90 km/h com rajadas de 117 km/h. De acordo com o instituto, os ventos de Wukong devem se intensificar ainda mais nos próximos 3 dias, quando deverá atingir a marca de 135 km/h com rajadas de 162 km/h.

Mantendo essas características de deslocamento, a tormenta deve atingir da ilha de Kagoshima, no Japão, na manhã de sexta-feira, já na condição de tufão.

Desde o último mês, o oceano Pacífico foi palco de grande número de tempestades e tufões, em número muito maior que o verificado na bacia do Atlântico Norte.

A temperatura da superfície da água acima de 27 graus é o fator determinante para a formação dos ciclones tropicais. As características desse sistema são a baixa pressão, violentos temporais e a circulação ciclônica (giratória) dos ventos de superfície.

A diferença entre os termos "furacão" e "tufão", são apenas regionais, dados a um forte ciclone tropical

Saiba mais sobre furacões. Clique aqui !

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"O homem tem de estabelecer um final para a guerra, senão a guerra irá estabelecer um final para a humanidade" - John Kennedy