Procure no Apolo11
Sexta-feira, 17 set 2010 - 07h21

Tempestade solar altera regras de segurança de voos em Brasília

Com esse título, o portal G1 destacou, na manhã desta sexta-feira, uma nota divulgada pelo Ministério da Aeronáutica informando sobre a implementação de medidas de segurança a serem seguidas durante um simples alinhamento entre o Sol e o satélite de comunicação GOES-12.

Eclipse Satelital - Sun Outage

Segundo o portal, a suposta tempestade solar deve afetar a Terra entre 14h45min e 15h00 do dia 20 de setembro e durante esse período as decolagens serão suspensas no aeroporto Juscelino Kubitschek.

É importante destacar que em nenhum momento a nota do Ministério da Aeronáutica fala em tempestade solar e sim no alinhamento entre o Sol e o satélite. Esse é um fato absolutamente comum e corriqueiro e quando ocorre gera uma grande quantidade de ruídos no sinal captado, uma vez que as antenas parabólicas ficam apontadas diretamente para o Sol, posicionado exatamente atrás do satélite.

Continua após a publicidade


Quem tem TV por assinatura via satélite sabe bem disso, já que também recebe avisos de interrupção de sinal periodicamente, sempre que os satélites usados pela operadora passam à frente do disco solar. Em inglês esse fenômeno se chama "Sun Outage".


Nota da Aeronáutica
O Comando da Aeronáutica informa que estarão em vigor, até o dia 20 de setembro, medidas adicionais de segurança para o tráfego aéreo brasileiro como prevenção a possíveis interferências nas comunicações satelitais na área de controle do espaço aéreo de Brasília. Tais interferências são naturais e ocorrem por conta do alinhamento entre o sol e o satélite de comunicação, com duração de três a dezesseis minutos, geralmente entre 14h45min e 15h00min (horário de Brasília).

As medidas adicionais de segurança são:

- Suspender todas as decolagens de Brasília cinco minutos antes do início das interferências,

- Autorizar novas decolagens imediatamente após cessar tal fenômeno,

- Indicar frequências alternativas para todas as aeronaves em voo na região de Brasília dez minutos antes do início do fenômeno.

Essas medidas já foram comunicadas às companhias aéreas e suas tripulações já têm pleno conhecimento dos procedimentos a serem realizados.

Ressaltamos que o conjunto de medidas tem caráter preventivo de forma a manter os padrões de segurança da atividade aérea no País.

Atenciosamente,

Centro de Comunicação Social da Aeronáutica


Arte: Diagrama mostra o alinhamento entre a antena parabólica, o satélite e o Sol. Chamado de eclipse satelital ou Sun Outage, o fenômeno causa um forte ruído nos receptores via satélite. Crédito: Apolo11.com

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.


Quarta-feira, 28 fev 2024 - 10h18
Terça-feira, 13 fev 2024 - 23h00


Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A maldição do fatalismo reside no fato de que basta acreditar nele para que ele se torne real" - Roger Garaudy -