Sexta-feira, 17 set 2010 - 07h21
Com esse título, o portal G1 destacou, na manhã desta sexta-feira, uma nota divulgada pelo Ministério da Aeronáutica informando sobre a implementação de medidas de segurança a serem seguidas durante um simples alinhamento entre o Sol e o satélite de comunicação GOES-12.
Segundo o portal, a suposta tempestade solar deve afetar a Terra entre 14h45min e 15h00 do dia 20 de setembro e durante esse período as decolagens serão suspensas no aeroporto Juscelino Kubitschek. É importante destacar que em nenhum momento a nota do Ministério da Aeronáutica fala em tempestade solar e sim no alinhamento entre o Sol e o satélite. Esse é um fato absolutamente comum e corriqueiro e quando ocorre gera uma grande quantidade de ruídos no sinal captado, uma vez que as antenas parabólicas ficam apontadas diretamente para o Sol, posicionado exatamente atrás do satélite.
Quem tem TV por assinatura via satélite sabe bem disso, já que também recebe avisos de interrupção de sinal periodicamente, sempre que os satélites usados pela operadora passam à frente do disco solar. Em inglês esse fenômeno se chama "Sun Outage". As medidas adicionais de segurança são: - Suspender todas as decolagens de Brasília cinco minutos antes do início das interferências, - Autorizar novas decolagens imediatamente após cessar tal fenômeno, - Indicar frequências alternativas para todas as aeronaves em voo na região de Brasília dez minutos antes do início do fenômeno. Essas medidas já foram comunicadas às companhias aéreas e suas tripulações já têm pleno conhecimento dos procedimentos a serem realizados. Ressaltamos que o conjunto de medidas tem caráter preventivo de forma a manter os padrões de segurança da atividade aérea no País. Atenciosamente, Centro de Comunicação Social da Aeronáutica
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Todo indivíduo que aspira ao poder já vendeu a alma ao diabo" - Goethe -