Procure no Apolo11
Quarta-feira, 2 ago 2006 - 08h11

Tempestade tropical Chris fica forte e ameaça no Atlântico Norte

O Centro Nacional de Furacões dos EUA, NHC, informou na manhã desta quarta-feira que a tempestade tropical Chris deve se transformar em furacão nas próximas 24 horas e nesta condição adentrar o Golfo do México já na segunda-feira.

Nas últimas 24 horas, os modelos numéricos (acima) centrados sobre Chris mostram que a tormenta continua se intensificando e na sexta-feira, na condição de furacão, deverá provocar pesadas chuvas na região norte da República Dominicana e prosseguir seu caminho, castigando fortemente toda a ilha de Cuba entre sábado e segunda-feira, quando deverá bater às portas do Golfo do México, através do Estreito da Flórida, provocando chuvas torrenciais em praticamente todo o centro-sul da Flórida.

Formada na última segunda-feira sobre as águas quentes do Atlântico Norte, Chris é a primeira tempestade desta temporada no Atlântico Norte que deve se transformar em furacão.

Continua após a publicidade


Segundo especialistas em tempestades severas, Chris marca o início das etapa mais intensa da temporada de 2006, que deverá ser tão intensa quanto à de 2005.

Em seu boletim das 06h00, o NHC dava conta de que o centro de Chris se localizava sobre as coordenadas 18.8 N e 62.6 W, ou aproximadamente a 95 km a nordeste de St. Martin.

Cris se move em direção Oeste-Noroeste com velocidade de 17 km/h. Segundo o NHC, este movimento deve se manter nas próximas 24 horas. Se confirmado este movimento o centro da tormenta deve passar no extremo norte das ilhas Leeward ainda esta manhã.

Porto Rico e Ilhas Virgens também podem sofrer devido aos ventos intensos provocados pelas bandas externas da tempestade.

Os ventos máximos sustentados já atingem 97 km/h com violentas rajadas que chegam a 119 km/h. Um fortalecimento deste sistema deve ocorrer ainda hoje e transformar Chris em furacão categoria 1 na escala Saffir-Simpson, que vai até 5.

A pressão barométrica estimada é de 1001 hectopascais e deve continuar caindo nas próximas horas.

Saiba tudo sobre os furacões e sobre a temporada de 2006. Clique aqui!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -