Sexta-feira, 8 jan 2010 - 09h01
Quando olhamos as imagens de satélite da Antártida, nos chama a atenção a grande massa branca e altamente refletiva formada pela camada de gelo que repousa sobre o continente. Entretanto, a onda de frio que atinge grande parte do hemisfério norte também produz cenas semelhantes, como a registrada na Inglaterra em 7 de janeiro.
Clique para ampliar Na imagem, captada pelo instrumento MODIS do satélite de sensoriamento remoto Terra, da Nasa, vemos uma extensa camada de gelo cobrindo toda a ilha da Grã-Bretanha, onde as grandes cidades somente podem ser identificadas devido à tonalidade cinza que contrasta com o branco da neve. Metrópoles do porte de Manchester, Birmingham e Londres foram completamente encobertas pela nevasca, que há mais de trinta dias castiga os europeus. A paisagem vista através do satélite, no entanto, não retrata o drama em que vive as populações nas cidades atingidas No dia em que a imagem foi registrada, a temperatura chegou a 20 graus Celsius negativos em algumas localidades e no sul da Inglaterra milhares de casas tiveram a energia elétrica cortada devido à queda de cabos provocada pelo peso da neve nas linhas de transmissão. A Eurostar, responsável pelos trens que ligam a Inglaterra à França sob o Canal da Mancha, opera com capacidade mínima e os aeroportos apresentam atrasos.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"As composições de Bach são desprovidas de beleza, harmonia e claridade melódica" - Johann Adolf Scheibre - crítico musical em 1773 -