Segunda-feira, 3 jul 2006 - 08h11
Pela segunda vez consecutiva, a NASA, agência espacial americana, adiou novamente o lançamento da missão STS-121 do ônibus espacial Discovery. A primeira tentativa foi no sábado e a mais recente no domingo. Em ambos os casos, o motivo do adiamento foi as más condições do tempo próximo à base de cabo kennedy, na Flórida.
Nova tentativa foi marcada para amanhã, terça feira, às 15h38 (Hora de Brasília), e como das outras vezes, será retransmitida ao vivo pelo Apolo11.com. Com o adiamento as equipes de terra terão um dia de descanso e nova chance de reabastercer o tanque principal de combustível. A capacidade tatal do tanque é de 800 mil quilos de hidrogênio e oxigênio.
Espera-se uma melhora nas condições meteorológicas permitam o lançamento. Kaleb Nordgren, meteorologista ligado ao programa espacial americano disse que existe pelo menos 40% de chances de chuva para terça-feira. Essa probabilidade aumenta para 60% na quarta-feira. "Não vai ser possível lançar a Discovery hoje", disse Mike Leinbach, diretor de lançamento à sua equipe. Da cabine do ônibus espacial, o comandante Steven Lindsey disse: "olhando pela janela o tempo não parece bom. Acho que esta decisão foi acertada". Lindsey e os outros seis astronautas haviam entrado na Discovery há apenas 45 minutos. A contagem regressiva foi suspensa quando faltava aproximadamente uma hora.
As imagens da NASA-TV mostravam o céu mais escuro que no sábado. Os radares meteorológicos mostravam que as tempestades se aproximavam rapidamente do oeste, enquanto muitos raios eram detectados há poucos quilômetros da plataforma de lançamento. De acordo com o alto escalão da NASA, cada adiamento custa aproximadamente US$1,5 milhão em horas extras e gastos com combustível. Fotos: Na primeira imagem vemos o ônibus Espacial Discovery na plataforma, pronto para o lançamento de terça-feira . Na segunda foto é mostrado o tanque de combustível externo, ejetado após uma das missões. Clique sobre a imagem para ver o vídeo do tanque após se soltar do do ônibus espacial.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Grande negócio faríamos comprando o homem pelo que ele vale e vendendo pelo que ele pensa que vale" - Napoleão Bonaparte -