Procure no Apolo11
Quinta-feira, 26 ago 2010 - 08h06

Temporada de furacões continua fraca no hemisfério norte

Há quase três meses desde o início oficial da temporada de furacões no Atlântico Norte, poucos fenômenos se formam e ganharam intensidade até o momento. O Centro de Previsão Climática da NOAA, Administração Nacional Oceânica e Atmosférica, estimou uma das temporadas mais ativas para este ano com a provável formação de 14 a 23 tempestades tropicais sobre as águas quentes que banham os Estados Unidos, o Caribe, a América Central e o Golfo do México. Desse total, entre 8 e 14 tempestades terão potencial para virar um furacão.

Imagem de satélite furacão Danielle - Agosto de 2010
Clique para ampliar

Esta semana dois furacões chamam a atenção. O primeiro batizado de Danielle é o segundo da temporada no Oceano Atlântico e se intensificou na terça-feira (24) com ventos que chegaram a 160 km/h. De acordo com Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos, Danielle está agora com ventos sustentados de 140 km/h e é classificado na categoria 1, na escala Sáffir-Simpson.

previsao furacão Danielle

Continua após a publicidade


O sistema está cerca de 1.800 quilômetros ao leste das Antilhas Menores, no Caribe. O furacão move-se com direção oeste-noroeste a uma velocidade de 28 km/h e deve passar pelo leste das Bermudas no próximo fim de semana.

O outro furacão em atividade no lado oeste do México, no Oceano Pacífico, é o Frank que ganhou força nos últimos dois dias. As chuvas provocadas pela tormenta deixaram pelo menos 4 mortos e 2 desaparecidos no Estado de Oaxaca.

previsao furacão frank

De acordo com o NHC, Frank alcançou a categoria 1 na escala Sáffir-Simpson com ventos de 120 km/h. Sua trajetória mantém a direção oeste-noroeste a uma velocidade de 20 km/h se afastando da costa mexicana. Uma redução na velocidade do fenômeno deve ocorrer nesta sexta-feira (27).

A temporada de furacões deve entrar no ponto mais alto entre setembro e outubro. Neste ano, segundo a meteorologia, o El Niño enfraquece e a La Niña deverá influenciar os próximos meses aumentando o risco da formação de grandes sistemas.

Acompanhe nosso Boletim de Furacões


Legenda: No topo a imagem de satélite mostra a formação do furacão Danielle, o segundo da temporada 2010 do Atlântico Norte. Na sequência, os gráficos mostram a previsão da trajetória dos sistemas, Danielle e Frank, nos próximos 5 dias. Crédito: Nasa/NHC.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Cada vez que eu indico alguém para um cargo, crio 10 inimigos e um ingrato" - Molière -