Segunda-feira, 14 mar 2005 - 08h31

Terremoto atinge o leste da Turquia e destroi centenas de prédios

Um forte terremoto de 5.9 graus na escala Richter atingiu durante a madrugada a região rural de Bingol, no leste da Turquia. Diversos prédios vieram abaixo enquanto outros, parcialmente danificados por outro tremor no último sábado, também não resistiram.

O evento ocorreu à 01h55 UTC (03h55 em Bingol), e apesar de sua violência, não causou mortes. Segundo a rede privada de TV NTV, várias pessoas ficaram feridas e a maioria da população local não voltou para casa.

No último sábado a região também foi atingida por outro terremoto, com intensidade de 5.7 graus Richter. Bingol têm uma população de 67 mil pessoas.

Segundo o USGS, o evento de hoje foi localizado a 25 km de profundidade, sob as coordenadas 40.9 E e 39.36N, ou aproximadamente a 65 km da cidade de Bingol. O de sábado ocorreu sob as coordeandas 39.2N e 40.90E, praticamente "colado" ao de hoje.

O evento de sábado também teve forte impacto nas construções. Cerca de 200 prédios foram danificados e 16 pessoas ficaram feridas.

Devido ao rigoroso frio, a região de Bingol está coberta de neve, o que dificulta muito a busca por desaparecidos.

São muito frequentes os terremotos na Turquia, que situa-se sobre linhas de falhas tectônicas muito ativas. Dois massivos terremotos atingiram o país em 1999, matando 18 mil pessoas.

Em 2003, um terremoto de 6.3 graus matou 177 pessoas na cidade de Bingol.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Existem velas que iluminam tudo, menos o próprio candelabro" - Hebbel