Sexta-feira, 18 nov 2005 - 06h48
Terremoto de 6.9 graus na Bolívia faz tremer prédios em São Paulo
Um forte terremoto de 6.9 graus na escala Richter, ocorrido ontem à noite a 104 km de profundidade no sudoeste da Bolívia, pode ser sentido em diversos bairros da região oeste da capital paulista.
A Defesa Civil de São Paulo informou que as regiões onde as ondas sísmicas foram mais percebidas foram o Alto de Pinheiros, Jaguaré, Lapa e Perdizes. Ainda de acordo com a Defesa Civil, não houve danos. Segundo dados fornecidos pelo USGS - Intituto de Pesquisas Geológicas dos EUA, o epicentro ocorreu às 19h26 UTC (17h26 Hora de Brasília) a 105 km de profundidade, sob as coordenadas 22.363°S e 67.851°W, aproximadamente a 110 quilômetros de Calama, no Chile. O terremoto também foi sentido com força em Tocopilla, a 1,5 mil quilômetros da capital chilena, Santiago. "Foi realmente forte com muito barulho e durou bastante tempo. Houve muito pânico e as luzes apagaram", disse à rádio Cooperativa Jorge Peralta, autoridade do governo.
"Houve situação de alarme, mas nenhum prejuízo foi notificado", afirmou à rádio local Carmen Fernandez, chefe de proteção civil do Escritório de Emergência Nacional. Outro tremor, ocorrido às 12h16 UTC de quinta-feira (10h16 Hora de Brasília), e que alcançou 5.0 graus Richter, atingiu várias localidades das regiões de Atacama e Coquimbo, sem causar vítimas ou provocar danos. O epicentro se deu a a 56 km de profundidade, aproximadamente a 20 quilômetros ao sul da cidade de Serena e cerca de 450 quilômetros ao norte de Santiago.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Às vezes, quando pensamos caçar, nós é que estamos sendo caçados" - Provérbio espanhol -