Quarta-feira, 15 jun 2005 - 06h36

Terremoto de 7.0 graus na escala Richter atinge a costa norte da Califórnia durante a madrugada

Um terremoto de 7,0 pontos na escala Richter atingiu a costa norte da Califórnia na noite de terça-feira. Não há informações de que tenha havido vítimas ou danos.

As autoridades chegaram a emitir alertas de tsunami para toda a costa oeste dos Estados Unidos, mas cerca de uma hora depois anunciaram não haver perigo.

Testemunhas em todo o litoral da Califórnia afirmaram ter sentido os edifícios balançarem.

O abalo se deu às 02h50 UTC de quarta-feira (23h50 Hora de Brasília), a 149 km a oeste-sudoeste da cidade litorânea de Crescent City, sob as coordenadas 41.33 N e 125 W, 10 km abaixo do Pacífico. Sete minutos mais tarde, outro terremoto, de 3.9 graus também era registrado pelos sismógrafos.

A Califórnia é cortada pela falha de Sant'Adreas, uma região de interface entre a placa tectônica da América do Norte e a placa do pacífico. Pacífico abalado
O tremor desta quarta-feira éterceiro tremor na costa do continente americano voltada para o Pacífico em menos de 48 horas.

Na noite de segunda-feira, um terremoto de 7,9 pontos na escala Richter atingiu o norte do Chile, matando pelo menos dez pessoas. Saiba mais

Na terça-feira, outro forte abalo, de 6,8 pontos, foi sentido nas ilhas Aleutian, no litoral do Alaska, sem deixar vítimas.

O terremoto na Califórina foi o quinto com magnitude igual ou maior do que 7 pontos na escala de Richter. Embora a escala Richter seja infinita, são raros os tremores com mais de 8 pontos.

Em dezembro do ano passado, um terremoto na Indonésia provocou ondas gigantes que varreram a costa de vários países do sudeste asiático, matando milhares de pessoas.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax