Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Domingo, 2 jan 2011 - 18h45
Por

Terremoto de 7.1 graus no Chile é registrado na cidade de São Paulo

Um forte abalo de 7.1 graus de magnitude foi registrado no início da noite desse domingo (02 jan) próximo à localidade de Araucania, na costa da região central do Chile. O poderoso tremor teve seu epicentro estimado a 16 km de profundidade, sob as coordenadas 38.36S e 73.28W, aproximadamente a 70 km de Temuco e 90 km de Lebu, em Bio-Bio.

Terremoto Chile, janeiro de 2011
Clique para ampliar

O evento ocorreu às 18h20 pelo horário de Brasília e a primeira réplica com 5.0 graus de magnitude foi registrada às 19h10 a 50 km do sul-sudeste de Lebu, Bio-Bio e 110 km ao noroeste de Temuco. Apesar da grande magnitude do tremor principal, ainda não há registro de vítimas.

O tremor ocorrido na costa chilena foi forte o suficiente para ser detectado na cidade de São Paulo através de sismógrafos instalados no bairro de Vila Mariana e mantidos pelo Apolo11/Painel Global.

Até o momento, moradores da capital paulista não relataram terem percebido o tremor de terra, mas observadores mais atentos podem ter percebido movimentação sem causa aparente em vasilhames e copos com água localizados em bairros e edifícios mais elevados.

Um terremoto de 7.1 graus de magnitude libera a mesma energia que 34 bombas atômicas similares a que destruiu Hiroshima em 1945, ou a explosão de 670 mil toneladas de TNT.


Ilustração: O gráfico mostra a chegadas das ondas sísmicas na cidade São Paulo, detectadas apenas sete minutos após o terremoto na costa chilena. Crédito: Apolo11.com / PainelGlobal







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Nada contribui mais para a paz de espírito, como não ter opinião sobre coisa alguma" - Georg Lichtenberg