Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Terça-feira, 29 set 2009 - 19h40
Por

Terremoto de 8 graus provoca tsunamis no Pacífico Oriental

Um poderoso terremoto de 8.0 graus de magnitude atingiu na tarde desta terça-feira a região das Ilhas Samoa, no Pacífico oriental, provocando três frentes de tsunamis que se propagaram em direção à Tonga, Fiji, Ilhas Cook e Samoa Americana.


Clique e monitore a Terra em tempo real

O intenso abalo ocorreu 18 km abaixo do nível do mar, sob as coordenadas 15.558°S e 172.073°W, aproximadamente a 185 km a este-nordeste de Tonga e 2700 km a norte-nordeste de Auckland, na Nova Zelândia. Segundo o site de notícias da BBC, pelo menos um vilarejo teria sido destruído pelas ondas que chegaram a mais de três metros de altura. Ainda segundo a BBC há relatos de mortes na localidade.

O tremor dessa tarde ocorreu em uma zona altamente instável, localizada na interface entre as placas tectônicas do Pacífico e Australiana. Cálculos mostram que um tremor de 8 graus de magnitude libera a mesma energia de uma explosão de 900 megatoneladas de TNT, equivalente a 45 mil bombas atômicas iguais a que destruiu Hiroshima em 1945.



Arte: Gráfico gerado pelo aplicativo Painel Global mostra a localização do terremoto, como registrado na tarde de 29 de setembro de 2009. Crédito: PainelGlobal/Apolo11.com.







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A guerra nada mais é que a continuação da política por outros meios" - Karl von Clausewitz