Segunda-feira, 29 mai 2006 - 07h41
Já passa de 5 mil o número de vítimas do terremoto que atingiu no último sábado a ilha de Java na Indonésia. De acordo com fontes oficiais, mais de 7 mil pessoas estão feridas e 100 mil estão desabrigadas.
A ajuda aos sobreviventes está seriamente agravada devido às fortes chuvas que caem na região. Muitos lugares estão sem energia elétrica e diversos aeroportos permanecem fechados. As cidades mais afetadas pelo terremoto de sábado são Bantul e a cidade histórica de Yogyakarta. Veja mapa abaixo.
Muitas pessoas estão relutantes em procurar os hospitais devido aos fortes abalos estruturais. Qualquer evento, mesmo pequeno, pode provocar desmoronamentos. Desde o sismo de sábado, pelo menos 450 aftershoks (abalos secundários) foram detectados na região. O terremoto de sábado ocorreu às 22h54 UTC (05h54 hora local) a 10 km de profundidade, sob as coordenadas 7.989°S e 110.338°E, ou aproximadamente a 20 km a sul-sudoeste de Yogyakarta, na ilha de Java.
O violento terremoto do último sábado continua preocupando os cientistas, que estudam seu impacto na região do monte Merapi, um vulcão que há semanas expele lava e gases quentes. Ontem o vulcão novamente chamou a atenção dos moradores da região, ao lançar materiais sólidos que chegaram a mais de 5 quilômetros de distância. Antes do terremoto, o Merapi estava emitindo sinais de fumaça aproximadamente 50 vezes ao dia. Após o abalo as emissões aumentaram para cerca de 150 vezes o que pode significar uma erupção a qualquer momento. Muitos dos voluntários que estavam próximos à montanha foram deslocados para a região do terremoto. Muitos desses voluntários estão na Indonésia desde o tsunami de 2004. No sábado, diversos terremotos foram detectados próximos à região. Um deles, de 6.2 graus Richter fez tremer Papua-Nova Guiné e outro, calculado em 6.7 graus Richter, foi sentido próximo à Tonga. O terremoto de sábado é o mais intenso a atingir a Indonésia desde o abalo de 26 de Dezembro de 2004. Naquela ocasião o tremor foi calculado em 9.3 graus Richter e matou 131 mil pessoas. Outro terremoto, em 28 de março de 2005 matou pelo menos 900 pessoas na costa oeste de Sumatra.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"As composições de Bach são desprovidas de beleza, harmonia e claridade melódica" - Johann Adolf Scheibre - crítico musical em 1773 -