Quinta-feira, 6 mai 2010 - 09h50
O segundo mais forte terremoto de 8.8 graus que abalou o Chile no fim de fevereiro deste ano, provocou alterações significativas na cartografia do país. O Instituto Geográfico Militar atesta que houve uma grande mudança subterrânea e que as alterações nos mapas vão custar ao Ministério da Defesa US$ 25 milhões.
Uma das alterações observadas pelos especialistas é de que antes do tremor, a placa tectônica sul-americana avançava em direção nordeste de 30 a 40 milímetros por ano. Após o terremoto os cientistas detectaram uma mudança significativa no sentido de deslocamento, passando a se movimentar na direção sudoeste. Em Concepción, a cidade mais destruída pelo tremor, ainda existem movimentos significativos em alguns pontos e seu deslocamento deve chegar a 12 metros até o final do ano, dizem os estudiosos. A intensidade do abalo foi equivalente à detonação de 12000 bombas atômicas similares à que destruiu Hiroxima em 1945 e pelo menos 500 vezes mais potente do que o terremoto de 7.0 graus que destruiu a capital do Haiti em janeiro de 2010.
O coronel também afirmou que o Instituto deverá contar com a colaboração de especialistas do mundo todo para a construção de novas estações de GPS para atualização dos os mapas. De acordo com o militar, os recursos solicitados serão para iniciar o trabalho, agora batizado de Plano Fénix.
No dia 3 de maio de 2010, um forte abalo de 6.3 graus de magnitude ocorreu 19 km de profundidade abaixo da região de Bio-Bio. O evento foi registrado às 20h09 pelo horário de Brasília e seguiu outro abalo ocorrido cinco horas antes, de 4.9 graus, abaixo da mesma zona de fratura. Algumas horas depois novos abalos de menor intensidade foram detectados em toda a costa chilena. No dia 4 de maio foi a vez da cidade de Antofagasta ser sacudida por um tremor de 5.4 graus. Apesar de serem terremotos no mesmo país, Antofagasta fica na região norte do Chile e provavelmente o abalo não tem relação com os anteriores. Ontem, 5 de maio de 2010, a região dos Andes foi novamente castigada por um abalo de 6.5 graus. O terremoto ocorreu às 00h42 pelo horário de Brasília e foi localizado a 35 km de profundidade, 25 km a oeste da cidade de Tacna, no sul do Peru próximo à fronteira norte do Chile.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"As composições de Bach são desprovidas de beleza, harmonia e claridade melódica" - Johann Adolf Scheibre - crítico musical em 1773 -