Quarta-feira, 14 abr 2010 - 09h23
Novamente a Terra deu sinais de vida e voltou a tremer sob áreas habitadas. O evento ocorreu no sudoeste da China e de acordo com autoridades daquele país, até o momento já matou mais de 400 pessoas e deixou cerca de 10 mil feridos. Esse foi o sexagésimo quarto terremoto com magnitude superior a 6.0 graus ocorrido em 2010, que vem apresentando sismicidade acima da normal desde o primeiro trimestre.
Dessa vez o evento foi registrado na província de Qinghai, na região do Tibete, na China e de acordo com dados preliminares calculados pelo USGS, Instituto de Pesquisas Geológicas, dos EUA, teve magnitude de 6.9 graus. Essa intensidade equivale em energia à detonação de 16 bombas atômicas similares à que destruiu Hiroshima, em 1945, ou 335 mil toneladas de TNT. O tremor ocorreu às 20h49 pelo horário de Brasília, a 10 km de profundidade sob as coordenadas 33.271°N e 96.629°E, a 240 km do norte-noroeste de Qamdo, no Tibete e 375 km a sul-sudeste de Qinghai. Apesar da região do epicentro ser montanhosa e pouco habitada, pelo menos 400 pessoas foram mortas pelo tremor e cerca de 10 mil pessoas estão feridas.
Segundo a rádio estatal China, quase 90% das casas da província de Jiegu, que sentiu o tremor com mais intensidade, são de madeira e ficaram destruídas. Entre os escombros está uma escola de ensino técnico onde existem diversos estudantes soterrados.
A mesma força entre as placas que causou o terremoto é a responsável pela formação da cadeia do Himalaia, localizada no sudoeste da região e se prolonga em sentido oeste até o Butão, tendo a Índia na fronteira sul. Próximo dali, a sudoeste, o Monte Everest se eleva a 8848 metros de altitude, erguido pelas mesmas forças de colisão. Qinghai é habitada em sua maioria por Mongóis, muçulmanos e tibetanos e já foi palco de um intenso terremoto que devastou a província vizinha de Sichuan, em maio de 2008. Na ocasião, cerca de 90 mil pessoas morreram ou estão desaparecidas.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Dois cachorros podem matar um leão" - Provérbio -