Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Quarta-feira, 12 set 2007 - 09h09
Por

Terremoto na Indonésia atingiu 8.4 graus Richter

Um poderoso terremoto de 8.4 graus na escala Richter, atingiu nesta quarta-feira o sul da Ilha de Sumatra, na Indonésia. O evento foi registrado às 11h10 UTC (08h10 em Brasília, 18h10 horário local).

O evento teve a sua intensidade corrigida três vezes desde que foi registrado. O primeiro cálculo indicava uma magnitude de 7.9 graus. Algumas horas depois sua intensidade foi elevada para 8.2 graus e no início da tarde foi novamente recalculado, fazendo com que sua magnitude atingisse 8.4 graus.

O epicentro ocorreu 30 quilômetros abaixo do leito submarino, sob as coordenadas 4.517°S e 101.382°E, aproximadamente a 130 quilômetros a sudoeste de Bengkulu, em Sumatra e 620 quilômetros de Java, capital da Indonésia. De acordo com informações locais, diversos prédios em Jacarta, a 610 quilômetros de distância, foram esvaziados após o evento. O tremor também foi sentido em Cingapura e Tailândia.

Imediatamente após o tremor, diversos avisos de tsunamis foram emitidos aos países banhados pelo oceano Índico, mas não há registro de ondas gigantes.

A imagem interativa, vista acima, mostra exatamente onde ocorreu o evento desta quarta-feira, a oeste da ilha de Sumatra. Clique na opção adequada para ampliar.

Em 26 de dezembro de 2004, um Tsunami atingiu a região e devastou a costa de vários países do Oceano Índico.







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A guerra nada mais é que a continuação da política por outros meios" - Karl von Clausewitz