Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Segunda-feira, 16 out 2006 - 06h30
Por

Terremoto no Havaí provoca danos e declaração de desastre

Um forte terremoto de 6.6 graus na escala Richter foi registrado ontem às 14h07 (Hora de Brasília) na região das ilhas do Hawaí, no Pacífico central.

O evento, ocorreu 38 km abaixo do leito submarino, sob as coordenadas 19.878°N e 155.935°W, aproximadamente 10 km a sudoeste da ilha de Puako e 253 km ao sudeste de Honolulu, capital do Hawaí.

Esse foi um dos maiores tremores a atingir o arquipélago e de acordo com relatos locais, causou danos consideráveis em edifícios e em estradas de todo o estado. Segundo a rede CNN, o fenômeno provocou o corte de energia elétrica na maior parte de Oahu e em outras ilhas do arquipélago.

Deslizamentos de terra também bloquearam as principais estradas da ilha.

O abalo deste domingo foi tão intenso para os padrões locais que a governadora Linda Lingle emitiu uma declaração de desastre logo após o sismo.

Os primeiros dados recebidos do USGS, Instituto Nacional de Pesquisas Geológicas dos EUA, mostravam que o evento havia alcançado a magnitude de 6.3 graus. Essa intensidade foi elevada para 6.6 graus duas horas mais tarde. Diversos aftershoks foram verificados na sequência do evento principal, alguns deles ultrapassando 5.5 graus Richter.


A região
A ilha do Hawaí é a mais jovem ilha da cadeia de vulcões que que se extende por 6 mil quilômetros ao norte do oceano Pacífico.

A cadeia de ilhas é o resultado de um "hot spot" (ponto quente), que tem origem abaixo da crosta. A placa tectônica que asenta a crosta e a litosfera acima deste ponto se move em sentido noroeste. Durante esse processo, novas ilhas vulcânicas são formadas e antigos vulcões são levados para longe dos pontos quentes, sofrem erosões e eventualmente deslizam abaixo do nível do mar.

A maior parte dos terremotos na cadeia de ilhas havaianas são causados por atividades vulcânicas e podem ocorrer durante as erupções, devido ao movimento subterrâneo do magma. Outros, como este terremoto recente, resultam do estresse gerado na crosta terrestre devido ao crescimento de um vulcão.

O maior evento já ocorrido nas ilhas do Hawaí foi registrado em 1868 e sua magnitude foi estimada em 7.9 graus Richter. O abalo disparou um grande tsunami que matou 46 pessoas afogadas e causou diversos deslizamentos que resultaram em 31 mortes.

Na vizinhança do recente terremoto, um abalo de 6.9 graus Richter ocorreu no dia 21 de agosto de 1951 e destruiu diversas casas na região costeira de Kona.







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Todo indivíduo que aspira ao poder já vendeu a alma ao diabo" - Goethe