Terça-feira, 7 nov 2017 - 09h34
Por Rogério Leite
Se lembra dos ônibus espaciais americanos? Então, prepare-se. A China está desenvolvendo algo muito mais moderno e ambicioso, uma aeronave capaz de decolar, entrar em orbita e pousar em qualquer pista. Sem auxílio de foguetes.
De acordo com a agência chinesa de noticias, Xinhua, o projeto está sendo desenvolvido em parceria entre o governo e a empresa China Aerospace Science and Technology Corporation, CAST, e depois de pronto poderá transportar pessoas e cargas até o espaço antes de retornar à Terra. Na entrevista concedida à Xinhua, o pesquisador da CAST, Chen Hongbo, disse que além da capacidade de entrar em orbita o veículo também poderá voar normalmente como se fosse um avião. Para o cientista, a manutenção será muito simples, o que permitirá um aumento na frequência dos lançamentos.
Segundo o comunicado da Xinhua, os esforços para a construção estão a todo o vapor e o primeiro lançamento deverá ocorrer já no ano de 2020.
Diferentemente desses modelos, que usam grandes foguetes para atingirem a orbita desejada, especula-se que o avião orbital chinês poderá decolar e pousar na horizontal de modo tradicional ao empregado nas aeronaves e somente usará os foguetes propulsores para inserção orbital quando estiverem a cerca de 30 mil metros de altitude, o que representa uma gigantesca economia de combustível.
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"As composições de Bach são desprovidas de beleza, harmonia e claridade melódica" - Johann Adolf Scheibre - crítico musical em 1773 -