Sexta-feira, 15 abr 2016 - 09h46
Por Rogério Leite
A Estação Espacial Internacional fará uma espetacular passagem na frente do disco solar na próxima segunda-feira e poderá ser registrada ou filmada pelos moradores de São Paulo, único lugar do Brasil onde o evento será observável.
Clique para ampliar Observar a passagem da Estação Espacial durante a noite é uma tarefa comum para os amantes do céu. Entretanto, registrar sua passagem na frente do disco solar não é tão comum e pode representar um grande e prazeroso desafio. Na próxima segunda-feira, 18 de abril, os observadores situados ao redor da cidade de São Paulo terão uma oportunidade rara de registrar esse raro evento espacial. Em uma passagem matinal, a Estação Espacial Internacional cruzará o disco solar muito rapidamente, mas com um pouco de habilidade poderá ser fotografada ou filmada pelos observadores.
O trânsito terá duração de apenas um segundo e meio e devido ao efeito da paralaxe só poderá ser visto em uma pequena área de 20x20 km ao redor da cidade. O evento tem início às 08h29m57s e termina às 08h29m59s. Ou seja: piscou, perdeu.
Na Europa e EUA existem fotógrafos que se especializaram em fotografar o trânsito da ISS e muitos viajam por longas distâncias para registrar o evento, já que pode levar muitos meses para vê-lo sem necessidade de se deslocar.
O trânsito deverá ser registrado com uma câmera fotográfica ou filmadora com capacidade de zoom superior a 20 vezes. Use o zoom para fazer o Sol ocupar o maior tamanho possível na imagem. No caso de máquina fotográfica, esta deverá ter capacidade de disparos contínuos com intervalos inferiores a 1/2 segundo, o que permitirá registrar pelo menos quatro fotos da passagem. Como essa opção exige uma técnica mais apurada, recomendamos filmar a passagem e em seguida selecionar os frames úteis da imagem. Ligue a filmadora 1 minuto antes e desligue 1 minuto depois da passagem. Se tiver um telescópio acoplado a uma câmera ou filmadora, melhor ainda!
Se não tiver um filtro especial, utilize um pedaço de chapa de raios-x, recortando-o e prendendo-o na frente da lente. Este filtro servirá única e exclusivamente para filmar ou fotografar o Sol. Não use este tipo de material para ver o Sol a olho nu. Além do material óptico, você vai precisar prender a câmera em um tripé ou alguma superfície firme. A ISS passará muito rápido na frente do Sol e qualquer mexidinha no conjunto pode fazê-la sumir. Por fim, pratique um ou dois dias antes, no mesmo horário da passagem. Se tudo der certo, você conseguirá registrar o trânsito da ISS na frente do Sol. Bons céus! LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"A vida é muito bonita quando contada ou lida em livros, mas tem um incoveniente: é preciso vivê-la" - Jean Anouihl -