Procure no Apolo11
Sexta-feira, 15 abr 2016 - 09h46
Por Rogério Leite

Trânsito Espacial: Estação Espacial cruzará o Sol na segunda-feira

A Estação Espacial Internacional fará uma espetacular passagem na frente do disco solar na próxima segunda-feira e poderá ser registrada ou filmada pelos moradores de São Paulo, único lugar do Brasil onde o evento será observável.

Transito ISS na frente do Sol
Clique para ampliar

Observar a passagem da Estação Espacial durante a noite é uma tarefa comum para os amantes do céu. Entretanto, registrar sua passagem na frente do disco solar não é tão comum e pode representar um grande e prazeroso desafio.

Na próxima segunda-feira, 18 de abril, os observadores situados ao redor da cidade de São Paulo terão uma oportunidade rara de registrar esse raro evento espacial. Em uma passagem matinal, a Estação Espacial Internacional cruzará o disco solar muito rapidamente, mas com um pouco de habilidade poderá ser fotografada ou filmada pelos observadores.

Continua após a publicidade


O trânsito terá duração de apenas um segundo e meio e devido ao efeito da paralaxe só poderá ser visto em uma pequena área de 20x20 km ao redor da cidade. O evento tem início às 08h29m57s e termina às 08h29m59s. Ou seja: piscou, perdeu.

Evento Raro
A passagem da ISS ou de outro satélite na frente do Sol é um evento relativamente raro, pois depende da hora, localização do observador, posição do Sol e posição da Estação. Moradores situados fora da área demarcada não verão a passagem, pois a ISS e Sol não estarão alinhados do ponto de vista do observador e a nave passará ao lado da estrela.

Na Europa e EUA existem fotógrafos que se especializaram em fotografar o trânsito da ISS e muitos viajam por longas distâncias para registrar o evento, já que pode levar muitos meses para vê-lo sem necessidade de se deslocar.


Fotografando o Trânsito
Se você mora em São Paulo ou dentro do perímetro de 20x20 km ao redor da cidade e quiser tentar registrar o evento, preste bastante atenção.

Nunca olhe diretamente para o Sol. Apesar de ser tentadora a vontade de "dar uma olhadinha", os riscos de cegueira permanente são bastante altos. Não faça isso de jeito nenhum!

O trânsito deverá ser registrado com uma câmera fotográfica ou filmadora com capacidade de zoom superior a 20 vezes. Use o zoom para fazer o Sol ocupar o maior tamanho possível na imagem.

No caso de máquina fotográfica, esta deverá ter capacidade de disparos contínuos com intervalos inferiores a 1/2 segundo, o que permitirá registrar pelo menos quatro fotos da passagem. Como essa opção exige uma técnica mais apurada, recomendamos filmar a passagem e em seguida selecionar os frames úteis da imagem. Ligue a filmadora 1 minuto antes e desligue 1 minuto depois da passagem.

Se tiver um telescópio acoplado a uma câmera ou filmadora, melhor ainda!

Muito cuidado nesta hora
Agora, preste bastante atenção: não aponte a lente diretamente para o Sol, sem qualquer proteção, pois você corre o risco de queimar o sensor. A melhor forma de registrar o astro-rei é através de um filtro solar do tipo Baader ou Thousand Oaks, especialmente desenvolvidos para observação de eclipses e manchas solares. Coloque este filtro na frente da objetiva e seja feliz.

Se não tiver um filtro especial, utilize um pedaço de chapa de raios-x, recortando-o e prendendo-o na frente da lente. Este filtro servirá única e exclusivamente para filmar ou fotografar o Sol. Não use este tipo de material para ver o Sol a olho nu.

Além do material óptico, você vai precisar prender a câmera em um tripé ou alguma superfície firme. A ISS passará muito rápido na frente do Sol e qualquer mexidinha no conjunto pode fazê-la sumir.

Por fim, pratique um ou dois dias antes, no mesmo horário da passagem. Se tudo der certo, você conseguirá registrar o trânsito da ISS na frente do Sol.

Bons céus!

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"A Justiça sem força e a força sem justiça: desgraças terríveis" - Joubert -