Domingo, 5 nov 2006 - 21h01

Trânsito no céu. Mercúrio cruza o disco solar na quarta-feira

Se você gosta de observar o céu então prepare-se. Nesta quarta-feira, 8 de novembro, no final da tarde, um dos mais interessantes fenômenos astronômicos acontecerá um pouco antes do pôr-do-Sol.

Trata-se da passagem do planeta Mercúrio à frente do disco solar, em um fenômeno conhecido como trânsito.

A última vez que Mercúrio passou à frente do Sol foi em 2003 e neste século só ocorrerão mais 13 passagens.

Mercúrio é um planeta muito pequeno e atualmente se encontra a mais de 100 milhões de quilômetros de distância. Quando passar na frente do Sol na quarta-feira, seu diâmetro aparente será aproximadamente 150 vezes menor que o disco solar, tornando impossível a sua observação sem auxílio de um binóculo ou luneta, protegidos por um filtro solar.

A figura acima mostra como se parecerá o cruzamento na quarta-feira.

Às 17h12 (Hora oficial de verão) o disco mercuriano tocará a borda esquerda inferior do Sol e dois minutos depois já encontrará totalmente imerso em seu campo visual. O trânsito, ou passagem, irá durar 5 horas até às 22h10, quando o planeta abandonará o disco solar, só voltando a fazê-lo em 2016.

Aqui no Brasil o o trânsito poderá ser apreciado até às 19h25, quando Mercúrio e o Sol já se encontrarão abaixo da linha do horizonte.

Para ver o fenômeno com toda a sua beleza e total segurança, é preciso utilizar um filtro especial, conhecido como filtro H-Alpha, que além de ser caro é difícil de ser encontrado no Brasil.

Uma sugestão não muito prática, mas que dará a segurança necessária ao observador é a adaptação de lentes de máscara de soldador de tonalidade 14, a frente da objetiva da luneta, telescópio ou binóculo. Essa lente é facilmente encontrada nas casas de material de construção. Dá um pouco de trabalho, mas o resultado compensa, por que o próximo trânsito de Mercúrio só vai acontecer em 2016.

Muita atenção. Não olhe diretamente para o Sol, principalmente se estiver usando algum instrumento. A combinação do Sol com um telescópio ou binóculo é explosiva e poderá até causar cegueira.

Assista ao Apolochannel e saiba mais sobre o Trânsito de Mercúrio.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Os homens deveriam fazer com suas esperanças o que fazem com suas galinhas: cortar suas asas para que não possam fugir voando" - Lorde Halifax