Domingo, 5 nov 2006 - 21h01
Se você gosta de observar o céu então prepare-se. Nesta quarta-feira, 8 de novembro, no final da tarde, um dos mais interessantes fenômenos astronômicos acontecerá um pouco antes do pôr-do-Sol.
Trata-se da passagem do planeta Mercúrio à frente do disco solar, em um fenômeno conhecido como trânsito. A última vez que Mercúrio passou à frente do Sol foi em 2003 e neste século só ocorrerão mais 13 passagens. Mercúrio é um planeta muito pequeno e atualmente se encontra a mais de 100 milhões de quilômetros de distância. Quando passar na frente do Sol na quarta-feira, seu diâmetro aparente será aproximadamente 150 vezes menor que o disco solar, tornando impossível a sua observação sem auxílio de um binóculo ou luneta, protegidos por um filtro solar.
A figura acima mostra como se parecerá o cruzamento na quarta-feira. Às 17h12 (Hora oficial de verão) o disco mercuriano tocará a borda esquerda inferior do Sol e dois minutos depois já encontrará totalmente imerso em seu campo visual. O trânsito, ou passagem, irá durar 5 horas até às 22h10, quando o planeta abandonará o disco solar, só voltando a fazê-lo em 2016. Aqui no Brasil o o trânsito poderá ser apreciado até às 19h25, quando Mercúrio e o Sol já se encontrarão abaixo da linha do horizonte. Para ver o fenômeno com toda a sua beleza e total segurança, é preciso utilizar um filtro especial, conhecido como filtro H-Alpha, que além de ser caro é difícil de ser encontrado no Brasil. Uma sugestão não muito prática, mas que dará a segurança necessária ao observador é a adaptação de lentes de máscara de soldador de tonalidade 14, a frente da objetiva da luneta, telescópio ou binóculo. Essa lente é facilmente encontrada nas casas de material de construção. Dá um pouco de trabalho, mas o resultado compensa, por que o próximo trânsito de Mercúrio só vai acontecer em 2016. Muita atenção. Não olhe diretamente para o Sol, principalmente se estiver usando algum instrumento. A combinação do Sol com um telescópio ou binóculo é explosiva e poderá até causar cegueira. Assista ao Apolochannel e saiba mais sobre o Trânsito de Mercúrio. LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"O erro é inerente ao ser humano. O que importa é não passar da cota diária" - Jonh Nigro -