Sexta-feira, 20 jul 2018 - 10h26
Por Rogério Leite
Assistir a Estação Espacial cruzar o céu noturno é sempre muito interessante, mas registrar em vídeo a passagem quando o céu ainda está claro não é tarefa simples. E mais raro ainda é vê-la quase tocando o planeta Vênus.
Assista ao vídeo da Passagem (prefira desktop) A fantástica passagem ocorreu no final da tarde de quinta-feira, 19 de julho de 2018, e foi registrada em vídeo pelo diretor do Apolo11, Rogério Leite, a partir do bairro de Vila Mariana. A captura da passagem havia sido planejada com antecedência e os detalhes podem ser vistos no vídeo, que também mostra os bastidores da captura.
Com previsto, a Estação Espacial Internacional cruzou o campo de visão da câmera às 17h42m14s, quando o céu ainda estava bem claro. Gráfico mostra a passagem da ISS embaixo do disco de Vênus, na tarde de 19 de julho de 2018. Vênus brilhava muito, com 3.5 magnitudes negativas e os cálculos mostravam que o brilho da ISS também seria muito forte, da ordem de -3.1 magnitudes. No entanto, no momento da passagem o brilho observável aparentou ser bem menor que o estimado, praticamente invisível a olho nu, mas perfeitamente observável no visor da câmera. Para o registro, Leite utilizou uma câmera do tipo DSLR equipada com teleobjetiva de 200mm. Todo o equipamento foi transportado para uma rua no bairro de Vila Mariana, de onde o registro foi feito. Devido ao baixo brilho da ISS, recomendamos assistir ao vídeo em monitor ou desktop, quando a ISS o ponto luminoso criado pelo reflexo de Sol na estrutura da Estação pode ser visto se deslocando da esquerda para a direita, com o planeta Vênus bem no centro. Bons céus! LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024
"Lágrimas de mulher: a mais poderosa força hidromotriz do mundo" - Alberto Frattini -