Quarta-feira, 3 dez 2014 - 11h15
Por Rogério Leite

Trânsito planetário a 40 anos-luz é visto por telescópio terrestre

Pela primeira vez, uma equipe internacional de cientistas conseguiu registrar com telescópio terrestre a passagem de um planeta extra solar na frente de sua estrela a mais de 40 anos-luz de distância. Até agora, essa detecção só havia sido feita a partir de telescópios espaciais.

Planeta extra solar 55 cancri e
Clique para ampliar

A detecção ocorreu durante sessão de observação da estrela 55 Cancri, feita por um grupo de cientistas liderados pelo astrônomo Ernst de Mooij, ligado à universidade de Queen's, na Irlanda.

Localizada a 41 anos-luz (390 trilhões de km) na direção da constelação de câncer, a estrela é visível a olho nu e abriga 5 planetas que giram ao seu redor. Quatro deles têm massa similar à de Júpiter (55 Cancri b, 55 Cancri c, 55 Cancri d e 55 Cancri f) e o quinto com massa semelhante à de Netuno (55 Cancri e).

O trânsito ocorreu durante a passagem de "55 Cancri e" na frente estrela, o que fez seu brilho diminuir 0.05% por cerca de duas horas.

Embora o planeta "55 Cancri e" seja conhecido desde 2007, o que chama a atenção é o fato de o trânsito ter sido observado a partir de telescópios terrestres, o que abre novas possibilidade de detecção e sensoriamento remoto de planetas situados fora do Sistema Solar. Até agora, o trânsito de "55 Cancri e" só havia sido observado por telescópios espaciais.


Planeta Extra Solar
55 Cancri e é cerca de duas vezes maior e tem oito vezes a massa da Terra.

Com um período orbital de 18 horas, é o mais interno dos cinco planetas do sistema e devido a sua proximidade com a estrela hospedeira a temperatura durante o dia chega a atingir mais de 1700 graus Celsius. Isso é quente o suficiente para derreter metais, o que torna extremamente inóspita as condições para abrigar vida.

Identificado há uma década através de medições de velocidade radial, foi mais tarde confirmado por meio de observações de trânsito pelo telescópio espacial Spitzer.

Até agora, o único transito que havia sido observado por telescópios terrestres era o da super-terra Gj 1214b, que circula uma estrela do tipo anã vermelha.


Artes: A imagem mostra uma concepção artística de 55 Cancri e, comparando seu tamanho ao da terra. Crédito: Apolo11.com.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Se os outros desistem da aposta todas as vezes que em que você tem uma boa mão, é porque está escondendo o jogo" - Curtis Jonhson