Espaço - Ciências - Fenômenos Naturais
Segunda-feira, 13 nov 2006 - 08h17
Por

Tremor de terra na Argentina sacode prédios no interior paulista

Por volta das 23h30 (Hora de Brasília), moradores de diversas cidades do interior de São Paulo sentiram suas casas e apartamentos balançarem por alguns segundos.

A causa do fenômeno foi um forte tremor de terra ocorrido na província de Santiago del Estero, na Argentina, que de acordo com dados recebidos, atingiu a magnitude 6.7 na escala Richter.

O tremor ocorreu às 23h26, 550 km de profundidade abaixo das coordenadas 26.076 S e 63.291 W, 215 km a norte-noroeste de Santiago del Estero e 255 km de Salta, na Argentina.

A propagação das ondas sísmicas atingiram o interior de São Paulo por volta das 23h30.

Em Americana houve relatos de diversos moradores informando que muitos prédios balançaram horizontalmente por alguns segundos. Em Ribeirão Preto o abalo também durou alguns segundos e foi sentido com mais intensidade nos prédios mais altos.

No Rio Grande do Sul o fenômeno também foi sentido na cidade de Santo Ângelo.

Gráfico: Tempo que as ondas sísmicas levaram para se propagar, desde o local do epicentro, em Santiago del Estero, na Argentina, até diversos lugares da Terra.







Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"Feliz de quem atravessa a vida inteira tendo mil razões para viver" - Dom Helder Câmara