Segunda-feira, 6 fev 2006 - 06h12
Tripulantes da ISS lançam roupa satélite com transmissor a bordo
Os tripulantes da Estação Espacial Internacional - ISS - colocaram em órbita uma roupa espacial antiga adaptada para receber transmissores, que transmitirão sinais para radioamadores de todo o mundo.
O passeio espacial ocorreu ontem e durou aproximadamente seis horas. Este foi o segundo passeio pelo espaço da 12ª expedição da ISS à estação, integrada pelo americano William McArthur e pelo russo Valeri Tokarev, que chegaram ao complexo espacial em outubro. Durante o passeio, McArthur e Tokarev desmontaram equipamentos, fotografaram e fizeram pequenos reparos no módulo americano.
Chamado "RadioSkaf-1" (para a Nasa, "SuitSat-1"), a "roupa-satélite" tem proteção térmica especial e leva baterias, um computador, um emissor de sinais, bloco de comando, sensores e outros instrumentos. Da manga direita do traje sai uma antena, explicou Sergei Samburov, analista do Centro de Controle de Vôos Espaciais - CCVE - e um dos responsáveis russos pelo experimento. De acordo com Samburov, os sinais do "RadioSkaf-1" serão captados na freqüência 145,99 MHz. Os radioamadores que captarem o sinal e enviarem relatórios receberão diplomas da agência espacial russa Roscomos e da Nasa. "Este é o 'RadioSkaf-1' estação radiofônica para radioamadores RSORS (sigla em inglês para Sociedade de Pesquisa Científica de Operações russa)". A mensagem será transmitida a cada 30 segundos, seguida de saudações para estudantes em russo, inglês, alemão, francês, espanhol e japonês. De acordo com Samburov, o som emitido pela "roupa-satélite" poderá ser ouvido por qualquer rádio FM com boa antena. Pesquisadores da Nasa acreditam que até mesmo patrulhas da Polícia e usuários de sistemas fechados de comunicação captarão o sinal. Os radioamadores e estudantes ainda terão acesso, pelo computador, a diagramas e fotografias da ISS transmitidas pelo "RadioSkaf-1". "Se a experiência for bem-sucedida, teremos uma nova aplicação para as roupas (espaciais) fora de uso, e será mais fácil e barato construir satélites", disse Samburov. Os instrumentos do "RadioSkaf-1" foram projetados e fabricados por estudantes do Instituto Tecnológico Bauman e de Aviação de Moscou, e por centros universitários dos Estados Unidos. Para o CCVE, o experimento gera muitas dúvidas porque o traje não estará fechado hermeticamente na manga de onde sai a antena, o que pode prejudicar o funcionamento dos equipamentos. O "RadioSkaf-1" deve funcionar por cerca de dois meses, antes de se desintegrar na camadas superiores da atmosfera. Já os equipamentos podem deixar de funcionar antes, e os sinais de rádio podem ficar confusos devido a possíveis interferências. Outras duas roupas espaciais foram preparadas para repetir a experiência, e deverão ser liberadas no espaço em futuras caminhadas espaciais. O uso de trajes espaciais como satélites permitirá aos especialistas observar seu comportamento sem que estejam conectados aos sistemas vitais, graças aos quais os cosmonautas podem sair para o espaço aberto. Fotos
LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"Ler é entrar num continente que já foi percorrido por uma quantidade de pessoas antes, mas que continua virgem, de uma certa maneira" - José Saramago -