Procure no Apolo11
Terça-feira, 11 mai 2010 - 10h03

Tudo pronto para a 2ª etapa do Projeto Mars 500

Falta muito pouco para a segunda etapa do projeto Mars 500. Dois europeus, três russos e um chinês vão fazer parte de um voo simulado a Marte por um período de 520 dias, o equivalente a ida e volta ao planeta, com o início da missão previsto para junho. Dentro de um módulo de isolamento, a equipe vai vivenciar todas as sensações reais, dificuldades e desafios de uma hipotética viagem ao planeta vermelho.

Tripulação Projeto Mars 500

Em 15 de julho do ano passado terminou a primeira etapa da missão, onde seis voluntários, entre eles quatro russos, um alemão e um francês, ficaram confinados por 105 dias em uma simulação inicial do Projeto Mars 500.

Os membros europeus para esta segunda etapa já foram selecionados. São eles, o experiente francês Romain Charles, de 31 anos e Diego Urbina, de 26 anos, de nacionalidade italiana e colombiana e gestor de qualidade de uma empresa produtora de painéis. A equipe completa deve ser anunciada ainda este mês.

Continua após a publicidade


"Estou muito animado e feliz de ter essa possibilidade", disse Urbina. "Mas é claro que eu também tenho sentimentos mistos e estou um pouco preocupado com as coisas inesperadas, principalmente o lado psicológico, que podem acontecer durante o isolamento. Mas estas são as questões que mais estamos interessados”, completou com entusiasmo.

Vista da panorâmica do complexo Mars 500
Clique para ampliar

Simonetta Di Pippo, diretor de voos espaciais tripulados da Agência Espacial Europeia (ESA) fala com orgulho do projeto. "Marte permanece como um objetivo da exploração humana e o Mars 500 irá fornecer informações extremamente interessantes sobre o lado humano das futuras missões tripuladas ao nosso planeta vizinho”.


520 dias
A tripulação confinada no módulo de isolamento instalado no BPM (Institute of Biomedical Problems), na Rússia, será monitorada do ponto de vista fisiológico e psicológico durante os 520 dias da missão. A equipe viverá a sensação de um pouso em Marte e o contato com a paisagem marciana.

Todo o consumo do alimento terá que ser controlado e a comunicação com o planeta Terra será feito somente via e-mail, com interrupções de conexão que certamente acontecerão.

O atraso de 40 minutos no contato também vai existir, exatamente como em uma missão real a Marte.

Após 250 dias, a equipe será dividida. Três integrantes irão até a superfície de Marte enquanto os outros três vão permanecer por cerca de um mês dentro da nave na órbita do planeta vermelho.


Foto: No topo, Romain Charles, à esquerda e Diego Urbina, à direita, foram os dois europeus escolhidos pela Agência Espacial Europeia (ESA) para comporem a equipe da segunda etapa do Projeto Mars 500, prevista para começar em junho. Na sequência, vista da panorâmica do complexo onde será feita a simulação. Crédito: ESA

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"O arado, a espada são extensões da mão; o microscópio, dos olhos; mas um livro é algo mais: é uma extensão da memória, do comhecimento" - Jorge L. Borges -