Procure no Apolo11
Quarta-feira, 23 ago 2006 - 06h35

Tudo pronto para mais um lançamento da nave Atlântis

Começa nesta quinta-feira a contagem regressiva para mais um lançamento do ônibus espacial Atlântis. O objetivo da missão STS-115 é o de se acoplar ao complexo espacial ISS, onde se iniciaráa etapa mais complexa e delicada da contrução da estação orbital.

Ontem os engenheiros da Nasa, a agência espacial americana, completaram a troca de dois parafusos que sustentam uma das antenas helicoidais e que permitem a comunicação dos tripulantes com os cientistas na Terra. "Tudo segue conforme o previsto", disse Trade Young, a porta-voz do programa, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Se não houver atrasos, o lançamento deverá ocorrer neste domingo, às 17h30 (Hora de Brasília) e será retransmitido ao vivo, pelo Apolo Channel.

De acordo com Kirk Shireman, subdiretor para assuntos da ISS, da Nasa, o cronograma de trabalho será intenso. O projeto da ISS é estimado em 100 bilhões de dólares e conta com a participação de 16 países.

Continua após a publicidade


A tripulação da missão STS-115 da Atlantis é composta pelo veterano comandante Brent Jett e o estreante piloto Chris Ferguson, além dos especialistas da missão Joe Tanner, Dan Burbank, Heidemarie Stefanyshin-Piper (foto) e Steve MacLean, que representa a Agência Espacial Canadense.

A missão deverá durar 11 dias e seu objetivo principal será a instalação de um conjunto de suportes e de um segundo arranjo de painéis solares que deverão duplicarão a capacidade atual de geração de energia elétrica da estação Espacial.

Em três ocasiões, os astronautas da Atlantis deverão efetuar passeios extra-veiculares (EVA) e realizar trabalhos de instalação e supervisão.Além dos trabalhos técnicos, a missão também levará suprimentos para os membros da tripulação 13 da ISS, composta atualmente pelo russo Pavel Vinogradov, o americano Jeffrey Williams e o alemão Thomas Reiter.


Nova Tripulação
O comandante norte-americano Michael Lopez Alegría e o cosmonauta russo Mikhail Tyurin partirão no próximo dia 14 de setembro do cosmódromo de Baikonur, no Kasaquistão, na nave Soyuz, que atracará na ISS dois dias depois.

A mesma nave também trará de volta os atuais moradores da ISS, Vinogradov e Williams, que já estão na ISS desde 31 de março, quando chegaram junto com o astronauta brasileiro, Marcos Pontes.

O engenheiro alemão Thomas Reiter deverá ser substituído pela engenheira Sunita Williams, que em dezemnro deste ano chegará à estação em novo lançamento da nave Discovery. A chegada de Sunita Williams completará a Tripulação 14 da ISS, que permanecerá em órbita até março de 2007.

Foto: Na imagem superior a Discovery pousa com segurança no dia 17 de julho de 2006. Na segunda foto, a astronauta Heidemarie Stefanyshyn-Piper, especialista da missão, se formou na turma de astronautas da NASA em 1996.

Não perca. A cobertura total do lançamento da Atlântis podeá ser vista aqui, no Apolo Channel, a primeira TV brasileira de informação científica. Clique !

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.




Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2024

"Servidores públicos são como livros numa estante: Quanto mais altos nas prateleiras, menos servem" - Paul Masson -