Quarta-feira, 23 ago 2006 - 06h35
Tudo pronto para mais um lançamento da nave Atlântis
Começa nesta quinta-feira a contagem regressiva para mais um lançamento do ônibus espacial Atlântis. O objetivo da missão STS-115 é o de se acoplar ao complexo espacial ISS, onde se iniciaráa etapa mais complexa e delicada da contrução da estação orbital.
Ontem os engenheiros da Nasa, a agência espacial americana, completaram a troca de dois parafusos que sustentam uma das antenas helicoidais e que permitem a comunicação dos tripulantes com os cientistas na Terra. "Tudo segue conforme o previsto", disse Trade Young, a porta-voz do programa, no Centro Espacial Kennedy, na Flórida. Se não houver atrasos, o lançamento deverá ocorrer neste domingo, às 17h30 (Hora de Brasília) e será retransmitido ao vivo, pelo Apolo Channel. De acordo com Kirk Shireman, subdiretor para assuntos da ISS, da Nasa, o cronograma de trabalho será intenso. O projeto da ISS é estimado em 100 bilhões de dólares e conta com a participação de 16 países.
A missão deverá durar 11 dias e seu objetivo principal será a instalação de um conjunto de suportes e de um segundo arranjo de painéis solares que deverão duplicarão a capacidade atual de geração de energia elétrica da estação Espacial. Em três ocasiões, os astronautas da Atlantis deverão efetuar passeios extra-veiculares (EVA) e realizar trabalhos de instalação e supervisão.Além dos trabalhos técnicos, a missão também levará suprimentos para os membros da tripulação 13 da ISS, composta atualmente pelo russo Pavel Vinogradov, o americano Jeffrey Williams e o alemão Thomas Reiter.
A mesma nave também trará de volta os atuais moradores da ISS, Vinogradov e Williams, que já estão na ISS desde 31 de março, quando chegaram junto com o astronauta brasileiro, Marcos Pontes. O engenheiro alemão Thomas Reiter deverá ser substituído pela engenheira Sunita Williams, que em dezemnro deste ano chegará à estação em novo lançamento da nave Discovery. A chegada de Sunita Williams completará a Tripulação 14 da ISS, que permanecerá em órbita até março de 2007. Foto: Na imagem superior a Discovery pousa com segurança no dia 17 de julho de 2006. Na segunda foto, a astronauta Heidemarie Stefanyshyn-Piper, especialista da missão, se formou na turma de astronautas da NASA em 1996. Não perca. A cobertura total do lançamento da Atlântis podeá ser vista aqui, no Apolo Channel, a primeira TV brasileira de informação científica. Clique ! LEIA MAIS NOTÍCIAS
Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
|
Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2023
"A tragédia do homem é o que morre dentro dele enquanto ainda está vivo" - Albert Schweiter -