Segunda-feira, 30 mar 2009 - 08h58

Tudo pronto para o Projeto Mars 500 de simulação a Marte

Terá início nesta terça-feira uma das mais importantes fases do Projeto Mars 500, que pretende testar a capacidade de uma tripulação de seis voluntários submetida ao confinamento de uma cápsula por um período de 105 dias. A equipe será testada em seus limites físicos e psicológicos, similar aos que seriam submetidos em uma viagem real ao Planeta Vermelho.

Os voluntários, dois europeus e quatro russos, não poderão abandonar o interior da cápsula até o final da missão, o que permitirá aos estudiosos analisarem os efeitos psicológicos do confinamento em lugares muito pequenos durante um vôo espacial de longa duração. Segundo os especialistas, o estresse provocado terá impacto direto na atividade hormonal, sono e humor.

Aos participantes será permitido fazer uso de objetos pessoais, como livros, laptops e DVDs , mas será totalmente proibido qualquer tipo de contato externo. Segundo as rígidas regras do IBMP, Instituto Russo de Problemas Biomédicos, os voluntários só poderão deixar a cápsula e abandonar o experimento por uma boa razão. De acordo com o regulamento a saída da cápsula equivale à morte dos astronautas e o fim da missão.

Segundo o IBPM, o principal problema para uma missão tripulada a Marte é assegurar a total autonomia dos tripulantes por pelo menos um ano e meio. Como em uma missão real, os suprimentos foram rigidamente controlados e embarcados e nenhuma outra carga poderá entrar na cápsula quando o experimento terminar. "Os astronautas terão que resolver os problemas e situações de desconforto sozinhos, sem que nenhum membro deixe a cápsula.

Para simular com precisão uma viagem a Marte, todas as comunicações da cápsula com o centro de controle estarão sujeitas a um delay (atraso nas comunicações) que aumentará à medida que o tempo passe, chegando a 20 minutos de atraso no ápice da missão.


Módulos e Localização
O lugar para a experiência foi escolhido a dedo, e fica numa região montanhosa perto de Moscou, com temperatura média de 30°C abaixo de zero, uma vez que as sondas espaciais já enviadas ao planeta vermelho descrevem Marte como um lugar vazio e de frio intenso.

A cápsula mede 550 metros cúbicos e consta de três módulos básicos: um compartimento de carga e alimentação, um módulo médico que pode ser usado para isolar um participante doente e a unidade onde os tripulantes viverão. Cada astronauta terá um quarto individual de 3.2 metros quadrados, que contará com uma cama, uma pequena escrivaninha e uma cadeira. As instalações também contarão com uma micro academia de ginástica incluindo uma bicicleta ergométrica.

Para simular as condições exatas de uma viagem a Marte, o experimento também conta com um simulador do módulo de pouso, que será ocupado pela equipe por 30 dias durante a "órbita" ao redor de Marte.


Os participantes
O experimento Mars 500 é um projeto entre o IBPM e a ESA, a agência espacial européia e abre caminho para a próxima missão simulada ao Planeta Vermelho. Segundo os organizadores, até o final do ano serão confinados outros seis astronautas por um período de 520 dias, o equivalente a uma missão de ida e volta a Marte.

Do lado europeu, participam da missão o engenheiro alemão Oliver Knickel, de 28 anos e o francês Cyrille Fournier, um piloto comercial de 40 anos. Entre os russos estão os cosmonautas Oleg Artemyez e Sergei Ryazansky, além do médico Alexei Baranov e do fisiologista Alexei Shpakov.

"Durante o estudo vou observar como as comunicações se desenvolvem e como será o relacionamento entre os membros", disse Fournier. "Acredito que todos nós teremos momentos altos e baixos", completou o participante.



Fotos: No topo, parte da equipe da Mars 500, durante treinamento de sobrevivência próximo à Cidade das Estrelas, em Moscou. Acima, ilustração mostra o módulo Mars 500 completo: 1- Módulo de Pouso. Medidas 6.3m × 6.17m. 2 - Módulo Técnico. Medidas 3.2m x 11.9m. 3 - Quartos de dormir. Medidas 3.6m x 20m. 4 - Módulo de armazenamento. Medidas 3.9m x 24 m. 5 - Módulo de Superfície. Créditos: IBPM/ESA.

LEIA MAIS NOTÍCIAS
Base de Dados Completa

Se você precisa de uma base de dados de latitude e Longitude das cidades brasileiras, clique aqui.
Podemos fornecer uma base completa, com mais de 5500 cidades em formato Excel.
Ideal para Projetos, Desenvolvimentos e construção de aplicativos.














Termo de Uso  |   Links Úteis  |   Imprensa  |  Anuncie  |  Fale Conosco  |  Versão Celular  |   Política de Privacidade

Apolo11.com - Todos os direitos reservados - 2000 - 2019

"A recordação da alegria não é mais alegria / enquanto a recordação da dor é dor ainda" - Byron